Author | Ferretti, Celso João | |
Access date | 2025-01-09T22:07:41Z | |
Available date | 2025-01-09T22:07:41Z | |
Document date | 2009 | |
Citation | FERRETTI, Celso João. O pensamento educacional em Marx e Gramsci e a concepção de politecnia. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 7, p. 105-128, 2009. Supl. 1. | en_US |
ISSN | 1678-1007 | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/68025 | |
Description | Trabalho, Educação e Saúde é uma revista científica editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz. Destina-se à publicação, com periodicidade quadrimestral, de debates, análises e investigações, de caráter teórico ou aplicado, sobre temas relacionados à educação no campo da saúde. A formação e a qualificação profissional e o processo de trabalho na saúde constituem temáticas centrais à revista. Neste sentido, busca atuar na consolidação da Educação como uma área de conhecimento no campo da saúde, além de contribuir para qualificar as práticas educativas específicas desse campo. Lançada em março de 2003, desde 2021 a revista adota a publicação contínua com um volume anual, sem fascículos. O autor deste artigo não possui vínculo com a Fiocruz. | en_US |
Abstract in Portuguese | É desejável e necessário compreender historicamente a origem da concepção de politecnia associada à formação integrada, assim como da própria formação integrada, dois termos cuja polissemia pode conduzir a interpretações diversas e mesmo antagônicas. Tanto a concepção de politecnia quanto de formação integral aparecem na literatura ligadas à formação escolar, ainda que não se refiram exclusivamente a ela. O objetivo deste texto é duplo. Pretende, de um lado, situar ambas as concepções no universo teórico do materialismo histórico, ressalvando que, por não serem exclusivas deste universo, comparecem em outros, com diferentes significados. De outro lado, intenciona examinar, com algum detalhe, de que forma dois autores-chave - Marx e Gramsci - elaboram suas visões sobre as relações entre a educação e o trabalho mediadas pela concepção da politecnia e da formação integral e, de forma bastante breve, quais as aproximações e distanciamentos entre eles, relativamente a tal questão. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Fiocruz/EPSJV | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Relação trabalho-educação | en_US |
Subject in Portuguese | Politecnia | en_US |
Subject in Portuguese | Omnilateralidade | en_US |
Title | O pensamento educacional em Marx e Gramsci e a concepção de politecnia | en_US |
Alternative title | The educational thinking in Marx and Gramsci and the polytechnic conception | en_US |
Type | Article | en_US |
DOI | 10.1590/S1981-77462009000400006 | |
Abstract | It is desirable and necessary to historically
understand the origin of the polytechnic conception
associated to the integrated education, as well as the
very own integrated education,two terms whose polysemy
may lead to different and even opposing interpretations. Both the polytechnic and the integral education
conceptions can be found in literature connected to
the school education, even if not exclusively referring
to it. The purpose of this paper is twofold. On the one
hand, it is intended to place both conceptions within
the theoretical universe of the historical materialism,
being pointed out that, as they are not exclusive from
this universe, they can be found in other universes,
with different meanings. On the other hand, it is
intended to examine, in details, how two key authors
– Marx and Gramsci – develop their views regarding
the relationships between education and work mediated
by the polytechnic conception and the integral education,
and, in a very summarized manner, which are the similarities and differences between then, in regards to
this issue. | en_US |
Affilliation | Universidade de Sorocaba. Sorocaba, SP, Brasil / Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil. | en_US |
Subject | Work-education relationship | en_US |
Subject | Polytechnic | en_US |
Subject | One-sidedness | en_US |
DeCS | Trabalho | en_US |
DeCS | Educação | en_US |
DeCS | Filosofia | en_US |
DeCS | Ciência | en_US |
e-ISSN | 1981-7746 | |