Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/68027
O PROGRAMA MARXIANO DE EDUCAÇÃO E O FUNDAMENTO DA PRÁXIS
Sousa Junior, Justino de | Date Issued:
2009
Alternative title
The marxist program of education and the principle of praxisAuthor
Affilliation
Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG, Brasil / Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este artigo pretende afirmar a idéia da existência de um programa marxiano de educação dentro do qual se destacam: o trabalho, a escola e a práxis como atividade político-educativa. Defende-se que o problema da educação em Marx se constitui numa elaboração complexa em que vários elementos se mostram organicamente articulados. O programa marxiano de educação aparece relacionado às elaborações marxianas feitas em face de três elementos importantes do cotidiano (educativo) das classes trabalhadoras: o caráter educativo das relações contraditórias do trabalho (ainda que se refira ao trabalho abstrato), o momento da educação escolar, de preferência em união com o trabalho, e, por último, a práxis político-educativa desenvolvida nos diversos momentos associativos dos trabalhadores nos sindicatos, partidos, locais de moradia etc., quando os trabalhadores atuam política e coletivamente como classe social defendendo seus interesses e fortalecendo sua organização, sua educação/formação política como classe social potencialmente revolucionária. Partindo de uma nova concepção a respeito da relação trabalho e práxis, procura-se discutir a absolutização do trabalho e o esquecimento da práxis realizados pela tradição dos estudos da área. Considera-se que esse esquecimento da práxis mutila e empobrece a contribuição do programa marxiano de educação.
Abstract
This article aims to affirm the idea of the
existence of a Marxist program of education in which
work,school and praxis as a political-educational activity
stand out. It is argued that the problem of Marxist
education is a complex elaboration in which various
elements are shown organically articulated. The Marxist
Education program appearsrelated to the Marxist elaborations made in light of three important elements of
everyday life (educational) of the working classes: the
educational character of the contradictory relations of
work (even if related to abstract work), period of school
education, preferably together with the work, and, lastly,
the political-educational praxis developed at different
associativemoments ofworkersin unions, political parties,
places of residence etc., when workers act politically
and collectively as a social class defending its interests
and strengthening its organization and its political
education/training as a potentially revolutionary social
class. Starting from a new conception of the work and
praxis relationship, we seek to discuss the primacy
of work and the neglect of the praxis carried out
by previous studies of the area. It is considered that
this neglect of praxis mutilates and impoverishes the
contribution of Marxist education program.
Share