Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/68067
Type
ArticleCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
03 Saúde e Bem-Estar10 Redução das desigualdades
16 Paz, Justiça e Instituições Eficazes
Collections
- ENSP - Artigos de Periódicos [2412]
- EPSJV - Artigos de Periódicos [243]
- IOC - Artigos de Periódicos [12980]
Metadata
Show full item record
ESTRATÉGIAS GOVERNAMENTAIS E COMUNITÁRIAS EM PERNAMBUCO, BRASIL, PARA O ENFRENTAMENTO DA COVID-19
Estrategias gubernamentales y comunitarias en Pernambuco, Brasil, para hacer frente a la COVID-19
COVID-19
Gestão em Saúde
Avaliação em Saúde
Vigilância em Saúde Pública
COVID-19
Gestión en Salud
Evaluación en Salud
Vigilancia en la Salud Pública
Alternative title
Government and community strategies in Pernambuco, Brazil, to face COVID-19Estrategias gubernamentales y comunitarias en Pernambuco, Brasil, para hacer frente a la COVID-19
Author
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Departamento de Endemias Samuel Pessoa. Laboratório de Avaliação de Situações Endêmicas Regionais. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Doenças Parasitárias. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Educação Profissional em Informações e Registros em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos Suely Souza de Almeida. Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas em Direitos Humanos. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Departamento de Endemias Samuel Pessoa. Laboratório de Avaliação de Situações Endêmicas Regionais. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Prefeitura de Cabo Frio. Secretaria Municipal de Saúde. Superintendência de Vigilância em Saúde. Cabo Frio, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Departamento de Endemias Samuel Pessoa. Laboratório de Avaliação de Situações Endêmicas Regionais. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Departamento de Endemias Samuel Pessoa. Laboratório de Avaliação de Situações Endêmicas Regionais. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Doenças Parasitárias. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Educação Profissional em Informações e Registros em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos Suely Souza de Almeida. Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas em Direitos Humanos. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Departamento de Endemias Samuel Pessoa. Laboratório de Avaliação de Situações Endêmicas Regionais. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Prefeitura de Cabo Frio. Secretaria Municipal de Saúde. Superintendência de Vigilância em Saúde. Cabo Frio, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Departamento de Endemias Samuel Pessoa. Laboratório de Avaliação de Situações Endêmicas Regionais. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Departamento de Endemias Samuel Pessoa. Laboratório de Avaliação de Situações Endêmicas Regionais. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este estudo de caso buscou analisar arranjos e estratégias da rede de atores no território do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Pernambuco para a garantia do direito à saúde dos indígenas na pandemia da COVID-19. A pesquisa foi realizada através de análise documental, oficina de trabalho e pesquisa de campo. O Plano de Contingência para COVID-19 em Povos Indígenas do DSEI Pernambuco contemplou ações de vigilância, assistência laboratorial e farmacêutica, comunicação e gestão. Com a modelização deste documento, percebeu-se que não foram integradas ações voltadas para as especificidades locais: em seu desenho inicial, desde o nível nacional, lideranças indígenas não foram ouvidas para a adequação deste plano. Por outro lado, destaca-se a ação destas lideranças e sua mobilização para mitigar os efeitos da pandemia na população. Fatores contextuais foram citados como facilitadores e dificultadores da implementação do plano; e o mapeamento da rede sociotécnica local permitiu identificar atores e actantes estratégicos no enfrentamento da pandemia da COVID-19 e verificar a sua atuação ou inoperância. Os achados deste estudo refletem problemas recorrentes da organização do sistema de saúde indígena.
Abstract
This case study analyzed arrangements and strategies of the network actors in the Special Indigenous Sanitary District (DSEI) Pernambuco’s territory to guarantee the right to health of Indigenous populations during the COVID-19 pandemic. This work was carried out through document analysis, workshops, and field research. The Contingency Plan for COVID-19 in Indigenous Peoples of DSEI Pernambuco included surveillance actions, laboratory and pharmaceutical assistance, communication, and management. With the modeling of this document, it was noticed that actions aimed at local specificities were not integrated: in its initial design, at the national level, the voice of Indigenous leaders was not heard when formulating this plan. By contrast, the actions of these leaders and their mobilization to mitigate the effects of the pandemic on the Indigenous population stands out. Contextual factors were cited as facilitators and obstacles to the plan’s implementation; the local sociotechnical network mapping also made it possible to identify strategic actors and actants in the face of the COVID-19 pandemic and verify their performance or ineffectiveness. The findings of this study reflect recurrent problems in the organization of the Indigenous health system.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
Este estudio de caso buscó analizar los dispositivos y estrategias de la red de actores en el territorio del Distrito Sanitario Especial Indígena (DSEI) de Pernambuco para garantizar el derecho a la salud de los indígenas durante la pandemia de la COVID-19. La investigación se llevó a cabo mediante análisis documental, un taller e investigación de campo. El Plan de Contingencia para COVID-19 en Pueblos Indígenas del DSEI Pernambuco incluía acciones de vigilancia, asistencia laboratorial y farmacéutica, comunicación y gestión. Con la modelización de este documento, se observó que no se integraron acciones dirigidas a las especificidades locales: en su diseño inicial, desde el nivel nacional, no se escuchó a los líderes indígenas para la adecuación de este plan. Por otro lado, se destacan las acciones de estos líderes y su movilización para mitigar los efectos de la pandemia en la población. Los factores contextuales fueron citados como facilitadores y obstaculizadores de la implementación del plan; y el mapeo de la red sociotécnica local permitió identificar actores y actantes estratégicos en el enfrentamiento a la pandemia de la COVID-19 y verificar su acción o inacción. Los hallazgos de este estudio reflejan problemas recurrentes en la organización del sistema de salud indígena.
Keywords in Portuguese
Povos IndígenasCOVID-19
Gestão em Saúde
Avaliação em Saúde
Vigilância em Saúde Pública
Keywords in Spanish
Pueblos IndígenasCOVID-19
Gestión en Salud
Evaluación en Salud
Vigilancia en la Salud Pública
Share