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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/68117
O POVO CUIDANDO DO POVO EM DEFESA DO SUS: UMA CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO POPULAR PARA A SAÚDE DAS POPULAÇÕES DO CAMPO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19
Saúde da População Rural
Participação da Comunidade
COVID-19
Desigualdades de Saúde
Programas Sociais
Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde
Promoção da Saúde
Saúde da População Rural
Participação da Comunidade
COVID-19
Desigualdades de Saúde
Programas Sociais
Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde
Promoção da Saúde
Silva, Carolina Veras Pessoa | Date Issued:
2023
Author
Co-advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este estudo analisou como as experiências de educação popular da Campanha Mãos Solidárias contribuíram para a Saúde do Campo durante a pandemia de COVID-19 em assentamentos e acampamentos da Reforma Agrária no estado de Pernambuco. Trata-se de um estudo de caso, de abordagem qualitativa, cujas fontes de dados são entrevistas com representantes dos movimentos sociais e instituições de ensino parceiras, agentes populares de saúde do campo (AgPSC), além da análise documental das mídias sociais da campanha, jornais e produções acadêmicas. Os dados foram analisados através da Análise do Discurso. Os principais achados deste estudo encontraram que a iniciativa do curso de formação de Agentes Populares de Saúde (AgPS), sob o lema “O povo cuidando do povo em defesa do SUS” representou uma prática da solidariedade ativa através de ações ancoradas aos princípios da educação popular, como a construção compartilhada do conhecimento, o protagonismo popular, o diálogo e a construção de um projeto de sociedade democrático e popular. Os AgPS atuaram em uma perspectiva dialógica para que os conhecimentos sobre o vírus, formas de contaminação, transmissão e proteção fossem problematizados, trocados e assimilados. A atuação dos AgPSC surgiu da necessidade de efetivar ações de promoção da saúde para as populações do campo, reduzir a falta de acesso aos cuidados e aos serviços de saúde, diante do cenário de desassistência por parte do Estado quanto às políticas públicas voltadas para essa população e desenvolver tecnologias sociais para a construção de territórios saudáveis e sustentáveis. A atuação dos/as AgPS contribuiu na construção de hortas comunitárias, roçados solidários, criação e manutenção de bancos populares de alimentos e distribuição de cestas básicas, a p artir da compreensão da importância da alimentação saudável e do combate à fome como um fator promotor de saúde. As ações construídas pelos AgPSC fortaleceram os saberes populares presentes nos territórios de assentamento da Reforma Agrária, por meio do resgate e disseminação do uso de plantas medicinais auxiliares no cuidado em saúde das populações do campo envolvidas na campanha, através da realização de oficinas de produção de lambedores, xaropes, tinturas, sabonetes e fitoterápicos. A campanha teve forte contribuição do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e seu potencial organizativo, formativo e de luta social que coordenou as ações de solidariedade durante três anos, atuando no combate à fome, na promoção de saúde, na defesa da reforma agrária popular e do Sistema Único de Saúde. A sustentabilidade da campanha se deu através do apoio da sociedade civil, movimentos sociais e instituições de ensino que efetivaram seu compromisso social através de doações e trabalho voluntário. .
Abstract
This study analyzed how the popular education experiences of the Mãos Solidárias Campaign contributed to Rural Health during the COVID-19 pandemic, in Agrarian Reform settlements and encampments in the state of Pernambuco. This is a case study, with a qualitative approach, whose data sources are interviews with representatives of social movements and partner educational institutions, popular rural health agents (AgPSC), in addition to documentary analysis of the campaign's social media, newspapers and academic productions. The data was analyzed using Discourse Analysis. The main findings of this study found that the initiative of the training course for Popular Health Agents (AgPS), under the motto “The people caring for the people in defense of the SUS” represented a practice of active solidarity through actions anchored to the principles of education popular as the shared construction of knowledge, popular protagonism, dialogue and the construction of a democratic and popular society project. The AgPS acted in a dialogical perspective so that knowledge about the virus, forms of contamination, transmission and protection were problematized, exchanged and assimilated. The work of AgPSC arose from the need to carry out health promotion actions for rural populations, reduce the lack of access to care and health services, given the lack of assistance on the part of the State regarding public policies aimed at this population. and develop social technologies to build healthy and sustainable territories. The work of the AgPS contributed to the construction of community gardens, solidarity fields, the creation and maintenance of popular food banks and the distribution of basic food baskets, based on the understanding of the importance of healthy eating and the fight against hunger as a health-promoting factor. The actions built by the AgPSC strengthened the popular knowledge present in the Agrarian Reform settlement territories, through the rescue and dissemination of the use of medicinal plants to assist in the health care of rural populations involved in the campaign, through the holding of workshops on the production of licking, syrups, tinctures, soaps and herbal medicines. The campaign had a strong contribution from the Landless Rural Workers Movement and its organizational, training and social struggle potential, which coordinated solidarity actions for three years, working to combat hunger, promote health, defend popular agrarian reform and of the Unified Health System. The sustainability of the campaign was achieved through the support of civil society, social movements and educational institutions that implemented their social commitment through donations and volunteer work. .
Keywords in Portuguese
Educação da PopulaçãoSaúde da População Rural
Participação da Comunidade
COVID-19
Desigualdades de Saúde
Programas Sociais
Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde
Promoção da Saúde
DeCS
Educação da PopulaçãoSaúde da População Rural
Participação da Comunidade
COVID-19
Desigualdades de Saúde
Programas Sociais
Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde
Promoção da Saúde
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