Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/68162
O SABER DE SI COMO RECURSO PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE
Transferência de Aprendizado
Promoção da Saúde
Cuidado
Empoderamento
Transferência de Aprendizado
Promoção da Saúde
Empoderamento
Cuidado em Saúde
Pesquisa Qualitativa
Epistemology
Learning Transfer
Health Promotion
Care
Empowerment
Wenna, Sofia Machado | Date Issued:
2024
Alternative title
The concept of "knowing oneself" as a resource for health promotionAuthor
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este trabalho de pesquisa investiga o conceito de "saber de si" como um recurso para a promoção da saúde. O estudo explora como as experiências de vida, a auto-observação e os saberes construídos pelos usuários sobre sua própria saúde podem contribuir para o cuidado individual e coletivo, além de fomentar o diálogo com o sistema de saúde. Objetivo: Analisar como o saber de si pode contribuir para a promoção da saúde. Metodologia: Foi conduzido um estudo qualitativo, de natureza exploratória, por meio de 12 entrevistas com usuários da atenção primária e observação participante no mesmo contexto. Resultados: O estudo revela que os usuários da Atenção Primária à Saúde (APS) possuem e lançam mão de seu saber de si, que porém não é sempre reconhecido pelo serviço de saúde. O desenvolvimento do saber de si pode servir como uma ferramenta poderosa para promover a saúde, capacitando os indivíduos, promovendo o envolvimento da comunidade e transformando as práticas de saúde. Além disso, a estratégia de “saber de si” pode ajudar a ampliar o conhecimento científico e redirecionar as políticas públicas de promoção da saúde.
Abstract
This study investigates the concept of "knowing oneself" as a resource for health promotion. The study explores how life experiences, self-observation and the knowledge built by health care users about their own health can contribute to individual and collective care, in addition to fostering dialogue with the health system. Objective: To analyze how "knowing oneself" can contribute to health promotion. Methodology: A qualitative, exploratory study was conducted through 12 interviews with primary care users and participant observation in the same context. Results: The study reveals that primary health care users hold and apply their "knowing oneself", which, however, is not always recognized by the health care service. Indeed, the cultivation of self-knowledge can serve as a powerful tool for promoting health by empowering individuals, fostering community engagement, and transforming healthcare practices. Furthermore, "knowing oneself" strategy can help expand scientific knowledge and redirect public health promotion policies.
Keywords in Portuguese
EpistemologiaTransferência de Aprendizado
Promoção da Saúde
Cuidado
Empoderamento
DeCS
EpistemologiaTransferência de Aprendizado
Promoção da Saúde
Empoderamento
Cuidado em Saúde
Pesquisa Qualitativa
Epistemology
Learning Transfer
Health Promotion
Care
Empowerment
Share