Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/6818
Title: O perfil do paciente atendido por um programa de controle de hipertenção em uma unidade básica de saúde de um município do Rio Grande do Sul
Advisor: Benedetti, Luciane Berto
Authors: Ferreira, Graziele da Silva
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz.Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract: A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é um dos principais fatores de risco para doenças do aparelho circulatório. O Brasil está passando por um momento de transição epidemiológica onde crescem os casos de doenças crônicas como a HAS. O Ministério da Saúde apresentou nos últimos anos diversos programas para prevenção, diagnóstico e controle do tratamento. O Hiperdia tem como finalidade reorganizar serviços para ofertar atenção contínua aos pacientes dando ênfase à identificação de casos suspeitos, elaboração de protocolos e treinamento dos profissionais. Juntamente foi criado o Sis-Hiperdia, que é um sistema de cadastramento e acompanhamento de hipertensos e diabéticos. O tratamento da hipertensão abrange mudanças de hábitos de vida e tratamento medicamentoso. A adesão ao tratamento é uma problemática principalmente em doenças crônicas. Vários fatores influenciam a adesão ao tratamento e é de grande importância que esses fatores sejam abordados adequadamente pela equipe de saúde. O projeto a seguir tem como objetivo avaliar o perfil epidemiológico de usuários cadastrados no programa Hiperdia, no município de Nova Santa Rita, identificando possíveis fatores que levam ao abandono do tratamento para desenvolvimento de ações para prevenção e controle de hipertensão. A análise dos dados será feita pelo programa SPSS versão 16. Serão utilizados os testes T e o teste de Qui-quadrado, e análise por regressão múltipla de Poisson. O nível de significância será de 0,05. Para análise das questões abertas, será utilizado o método de análise de conteúdo.
DeCS: Hipertensão
Adesão à Medicação
Perfil de Saúde
Interpretação Estatística de Dados
Brasil
Epidemiologia
Issue Date: 2012
Citation: FERREIRA , Graziele da Silva. O perfil do paciente atendido por um programa de controle de hipertensão em uma unidade básica de saúde de um município do Rio Grande do Sul. 2012. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Informação Científica e Tecnológica em Saúde) - Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Fundação Oswaldo Cruz; Grupo Hospitalar Conceição, Porto Alegre, RS, 2012.
Place of defense: Porto Alegre/RS
Defense institution: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Cientifica e Tecnológica em Saúde; Grupo Hospitalar Conceição
Program: Programa de Pós-Graduação em Informação Científica e Tecnológica em Saúde
Copyright: open access
Appears in Collections:ICICT - Trabalhos de Conclusão de Curso - Especialização ICTS - RS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Graziele da Silva Ferreira[1].pdf565.89 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.