Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/68216
A ANÁLISE DE OITO LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO E O DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO DE MEMÓRIA COMO ESTRATÉGIA LÚDICA PARA O ENSINO DAS LEISHMANIOSES
Limani, Nathalia Braga | Date Issued:
2023
Author
Advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro. RJ. Brasil
Abstract in Portuguese
A Leishmaniose é um conteúdo de grande importância no ensino de Biologia, pois aborda conhecimentos relevantes, principalmente em áreas endêmicas com alta taxa de prevalência dentro e fora do ambiente escolar. Os discentes devem conhecer aspectos deste conteúdo como a possibilidade de favorecer a promoção e manutenção da saúde. Apesar desta significância, é visto dificuldades no processo de ensino e aprendizagem desta temática, sendo necessário, pensar em alternativas metodológicas que atuam como ferramentas de apoio para contornar e/ou solucionar os problemas encontrados no ensino. Por este motivo, o presente trabalho teve por objetivo elaborar um jogo educativo como estratégia lúdica para o ensino das leishmanioses e fazer um levantamento de livros didáticos para verificar como o ensino de Leishmaniose é abordado. O jogo é direcionado para estudantes da 1ª à 3ª série do Ensino Médio e tem por objetivo complementar os conteúdos referente as leishmanioses. A metodologia do presente trabalho foi fazer um levantamento em oito livros didáticos (LD) de Biologia do Ensino Médio no período de 1990 até 2016. A análise foi realizada, dentre eles: LD1: Fundamentos da Biologia Moderna (1990); LD2: Bio -2 (2016); LD3: Fundamentos da Biologia Moderna (2002); LD4: Biologia no Terceiro Milênio (1999); LD5: Biologia 2 (1996); LD6: Biologia (1995); LD7: Ciência da Vida – Biologia (1994); LD8: Biologia Básica (1991). O trabalho foi realizado através de pesquisa bibliográfica no Google Acadêmico, Scielo, Portal Capes com abordagem qualitativa e de caráter descritiva exploratória. Os resultados mostraram, que apesar da doença ser considerada um problema de saúde pública, informações tais como: reservatório, manifestações clínicas, profilaxia, controle, transmissão, vetores, sintomas, tratamento, diagnóstico não foram explícitos na maioria dos livros e outros nem mencionados, apresentando carência nos conteúdos programáticos dos livros didáticos, esclarecimentos suficientes e com erros de ortografia, o que dificulta o aprendizado e a compreensão dos discentes do ensino das Leishmanioses.
Abstract
Leishmaniasis is a content of great importance in the teaching of Biology, because it addresses relevant knowledge, especially in endemic areas with high prevalence inside and outside the school environment. Students should know aspects of this content as the possibility of promoting and maintaining health. Despite this meaning, difficulties are seen in the teaching and learning process of this theme, making it necessary to think of methodological alternatives that act as support tools to overcome and/ or solve the problems found in teaching. For this reason, this study aimed to develop an educational game as a playful strategy for the teaching of leishmaniasis and raise textbooks to verify how the teaching of leishmaniasis is approached. The game is intended for students from 1st to 3rd year of high school and aims to complement the content related to leishmaniasis. The methodology of this work was the survey of eight textbooks of High School Biology (LD) from 1990 to 2016. The analysis was performed, among them: LD1: Foundations of Modern Biology (1990) LD2: Bio -2 (2016); LD3: Foundations of Modern Biology (2002); LD4: Biology in the Third Millennium (1999); LD5: Biology 2 (1996; LD6: Biology (1995); LD7: Ciência da Vida - Biologia (1994); LD8: Biology Basic (1991). The work was carried out through bibliographical research, with a qualitative and exploratory descriptive approach. The results showed that, although the disease is considered a public health problem, important factors such as reservoir, clinical manifestations, prophylaxis, control, transmission, symptom, treatment, diagnosis were not explicit in most books and others were not even mentioned, showing lack of programmatic content in textbooks, not having enough information and spelling errors, learning and understanding of the teaching of leishmaniasis.
Share