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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/68527
O SOFRIMENTO NO TRABALHO DOCENTE: O CASO DAS PROFESSORAS DA REDE PÚBLICA DE MONTES CLAROS, MINAS GERAIS
Alternative title
Suffering in teaching: the case of the public network teachers of Montes Claros, Minas GeraisAffilliation
Universidade Estadual de Montes Claros. Montes Claros, MG, Brasil / Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública Belo Horizonte, MG, Brasil / École Pratique Des Hautes Études. Paris, France.
Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil / Université de Montréal. Montréal, Canadá / Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública Belo Horizonte, MG, Brasil / École Pratique Des Hautes Études. Paris, France.
Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil / Université de Montréal. Montréal, Canadá / Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Estudos nas últimas décadas têm evidenciado que o adoecimento do professor teria origem no paradoxo entre sua missão e a invisibilidade do trabalho docente aos olhos da organização escolar. O objetivo deste estudo é identificar possíveis interseções entre o excesso e rigor das cobranças, que não vêm acompanhadas das condições necessárias para a realização do trabalho do professor, e os relatos de frustração presente entre esses profissionais. Para avaliar o trabalho em sala de aula de nove professoras, adotou-se a metodologia da ergonomia da atividade de trabalho. Viu-se que as professoras, depois de intervirem inúmeras vezes para separar brigas de alunos em sala de aula, deixam, outras vezes, de dar atenção ao fato. Existe um momento em que elas ignoram a indisciplina, parecendo expressar uma estratégia para lidar com essa perturbação. Os resultados indicam a elaboração de um modelo de planejamento com previsão de tempo para as inúmeras atividades previstas pela nova missão da escola, visando a descongestionar a sala de aula e evitar a sobreposição de tarefas cuja marca mais intensa são as interrupções descritas.
Abstract
Studies in the last decades have shown that
teachers’ illnesses originate in the paradox between
their mission and the invisibility of teaching in
the eyes of the school organization. The objective
of this study is to identify possible intersections
between the excess and strictness of the demands,
made without providing the conditions needed
for the required teaching work, and the reports of
frustration among those professionals. To assess
the work of nine teachers in the classroom, the
authors adopted the methodology of work activity
ergonomics. It was found that the teachers, after
intervening countless times to separate students
fighting in class, at other times do not turn their
attention to the fact. In such moments they ignore
the lack of discipline, seemingly expressing a
strategy to deal with the disturbance. The results
indicate the preparation of a planning model with
time estimates for the numerous activities established
by the school’s new mission, aiming to reduce
crowding in the classroom and avoid the overlapping
of tasks, which contribute markedly to the students’
disruptions.
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