Author | Silva, Roberta Maria Lobo da | |
Access date | 2025-02-12T16:00:20Z | |
Available date | 2025-02-12T16:00:20Z | |
Document date | 2008 | |
Citation | SILVA, Roberta Maria Lobo da. Tecnologia e desafios da educação brasileira contemporânea. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 6, n. 1, p. 1-22, 2008. | en_US |
ISSN | 1678-1007 | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/68529 | |
Description | Trabalho, Educação e Saúde é uma revista científica editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz. Destina-se à publicação, com periodicidade quadrimestral, de debates, análises e investigações, de caráter teórico ou aplicado, sobre temas relacionados à educação no campo da saúde. A formação e a qualificação profissional e o processo de trabalho na saúde constituem temáticas centrais à revista. Neste sentido, busca atuar na consolidação da Educação como uma área de conhecimento no campo da saúde, além de contribuir para qualificar as práticas educativas específicas desse campo. Lançada em março de 2003, desde 2021 a revista adota a publicação contínua com um volume anual, sem fascículos. O autor deste artigo não possui vínculo com a Fiocruz. | en_US |
Abstract in Portuguese | Este artigo busca apresentar uma discussão conceitual sobre tecnologia, tendo como horizonte um projeto de educação centrado na liberdade humana. É um resultado parcial da linha de pesquisa Educação, Cultura e Tecnologia/Grupo de Pesquisa Teoria Crítica e Educação, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (UFRRJ/CNPq), que tem como objetivo desenvolver projetos de pesquisa sobre a relação existente entre educação, cultura e tecnologia a fim de discutir as mudanças do estatuto epistemológico da educação nos séculos XX e XXI. A referência teórica está centrada no pensamento de Herbert Marcuse, em especial em seus conceitos de racionalidade crítica e racionalidade tecnológica. À luz destes conceitos, apresentaremos os desafios da educação contemporânea brasileira diante de uma realidade de imensos territórios segregados espacial e socialmente, bem como do apelo de uma sociedade do espetáculo embrutecedora dos sentidos e intensificadora do fetiche da mercadoria. Partindo deste contexto, apresentaremos as possibilidades da educação preparar os jovens para a participação ativa no mundo da cultura através da exploração da imaginação histórica e estética, tendo como referência a produção audiovisual. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Fiocruz/EPSJV | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Tecnologia | en_US |
Subject in Portuguese | Educação | en_US |
Subject in Portuguese | Produção audiovisual | en_US |
Title | Tecnologia e desafios da educação brasileira contemporânea | en_US |
Alternative title | Technology and challenges of contemporary brazilian education | en_US |
Type | Article | en_US |
DOI | 10.1590/S1981-77462008000100003 | |
Abstract | This article presents a conceptual
discussion on technology, as it relates to an educational project centered on liberty. It is a partial
result of the Line of Research on Education, Culture
and Technology/Critical Theory and Education
Research Group, at the Federal Rural University of
Rio de Janeiro/National Council for Scientific and
Technological Development (UFRRJ/CNPq). The
objective of this research group is to develop research
projects on the relationship between education,
culture and technology, with a view to discussing the
changes in the epistemological status of education in
the 20th and 21st centuries. The theoretical reference
centers on the work of Herbert Marcuse, particularly
his concepts of critical rationality and technological
rationality. In the light of these concepts, we will
present the challenges of Brazilian contemporary
education, faced with a reality of immense territories
that are spatially and socially segregated, and of the
appeal of a society of spectacle that desensitizes the
person and intensifies the commercial object as fetish.
In this context we will present the possibilities of
education to prepare young people for an active
participation in the world of culture through the
exploration of historical and aesthetic imagination,
with a reference in audiovisual production. | en_US |
Affilliation | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Nova Iguaçu, RJ, Brasil / Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ, Brasil. | en_US |
Subject | Technology | en_US |
Subject | Education | en_US |
Subject | Audiovisual production | en_US |
DeCS | Tecnologia | en_US |
DeCS | Educação | en_US |
DeCS | Mídia Audiovisual | en_US |
e-ISSN | 1981-7746 | |