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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/68550
POLÍTICA DE MEMÓRIA NO COLÉGIO PEDRO II: PARADOXOS PARA PRESERVAÇÃO DO PATRIMONIO DOCUMENTAL
Patrimônio documental
Memória
Preservação
Acesso à informação
Alternative title
Politics of memory at Colégio Pedro II: paradoxes for documents heritage preservationAffilliation
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O presente trabalho apresenta um estudo sobre as políticas de memória voltadas para a preservação do patrimônio documental do Colégio Pedro II e suas implicações em termos de
manutenção ou não do patrimônio. Discorre inicialmente sobre memória individual e coletiva e apresenta a relação de tempo entre lembrar e esquecer na perspectiva dos principais teóricos deste campo de pesquisa. Apresenta uma abordagem teórico-conceitual sobre Políticas Públicas de Informação para abarcar o campo de estudos da Política de Memória. Estabelece que as instituições, de natureza cultural, histórica e social, também são entidades que podem ser identificadas pela sua memória. Desta forma, conclui o presente estudo com uma breve reflexão sobre Política de Memória voltada às questões concernentes as ações e práticas de preservação e acesso a informação/memória no tempo.
Abstract
This paper presents a study about memory policies for the preservation of documentary heritage of the College Pedro II and its implications in terms of maintaining or not maintaining of
heritage. Initially, we talk about individual memory and collective and seek to present the time relation between remembering and forgetting on the perspective of the main theorists of this field of research. It presents a theoretical and conceptual approach to Public Information Policy to cover the memory policy studies. It establishes that the institutions, cultural, historical and social, are also entities that can be identified by their memory. Thus, it concludes the study with a brief reflection on dedicated memory policy issues concerning the actions and practices of preservation and access to information/memory in time.
Keywords in Portuguese
Colégio Pedro IIPatrimônio documental
Memória
Preservação
Acesso à informação
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