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- COC - Artigos de Periódicos [1235]
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RESERVAS TÉCNICAS DE MUSEUS E ACESSO PÚBLICO COMO TEMA DE PESQUISA: APONTAMENTOS A PARTIR DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Alternative title
Museum storages and public access as a research topic: notes from a bibliographic reviewAffilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Em vista do crescente investimento na maior participação de públicos na dinâmica dos museus, interessa-nos compreender formas de estreitar a relação entre seus profissionais, acervos e visitantes. Neste intuito, abordamos aspectos da educação e da comunicação museais para introduzir uma discussão a respeito de acesso público às reservas técnicas. Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica realizada em sete bases de periódicos, teses e dissertações nacionais e internacionais compreendendo o recorte temporal de 1970 a 2020. O refinamento do material levou ao corpus constituído por 22 trabalhos acadêmicos, os quais foram submetidos à sistematização e análise. O tratamento dos dados considerou os princípios da análise categorial para reagrupamento das unidades dos textos sob categorias emergentes. Buscou-se caracterizar as propostas levando em consideração contextos institucionais, tipos de estratégias, foco do estudo e os objetivos de cada ação. Como resultados, destaca-se que: as formas de acesso às reservas técnicas são variáveis, pois são atravessadas por condicionantes institucionais; a maneira como os públicos são reconhecidos pode orientar as propostas e há abertura para ressignificação da relação entre visitantes, objetos e profissionais de museus. A respeito deste último ponto, evidenciamos a importância dos propósitos educativos e do planejamento interdisciplinar das ações. Por fim, tal estudo pode contribuir para a reflexão sobre os sentidos de preservar e divulgar o patrimônio cultural na contemporaneidade.
Abstract
In view of the growing investment in greater public participation in the dynamics of museums, we are interested in understanding ways to bring professionals, collections and visitors together. To this end, we approach aspects of museum education and communication to introduce a discussion about public access to museum storages. This is a bibliographic review study carried out in seven national and international databases with journals, theses and dissertations covering the time frame from 1970 to 2020. The refinement of the material led to a corpus consisting of 22 academic works, which were subjected to systematization and analysis. Data treatment considered the principles of categorical analysis to regroup text units under emerging categories. We sought to characterize the proposals considering institutional contexts, types of strategies, study focus and the goals of each action. As a result, it is highlighted that: the ways to access the museum storages are variable, as they are crossed by institutional conditions; the way in which audiences are seen can guide the proposals and there is an opening for a re-signification of the relation between visitors, objects and museum professionals. Regarding this last point, we highlight the importance of educational purposes and interdisciplinary planning of actions. Finally, such a study can contribute to the reflection on the meanings of preserving and disseminating cultural heritage in contemporary times.
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