Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/68827
TEATRO COMO FERRAMENTA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICADE UM ESTUDO ETNOBOTÂNICO SOBRE A BYRSONIMACRASSIFOLIA L. KUNTH
Alfabetização científica
Ensino médio
Biodiversidade urbana
Aprendizagem
Alternative title
Theater as a tool for scientific dissemination of an ethnobotanical study on Byrsonima crassifolia L. kunthAuthor
Affilliation
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. Cabedelo, PB, Brasil.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. Cabedelo, PB, Brasil.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. Cabedelo, PB, Brasil.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. Cabedelo, PB, Brasil.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. Cabedelo, PB, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este trabalho relata a divulgação científica de um estudo etnobotânico com a espécie Byrsonima crassifolia (L.) Kunth, ocorrente no Parque Natural Municipal de Cabedelo, PB. O teatro amador foi utilizado como ferramenta, com elementos do gênero comédia. Em um primeiro momento, foram realizadas entrevistas referenciadas no bairro onde se localiza a área verde urbana, Jardim Manguinhos. Em seguida, a peça de teatro baseada no estudo foi apresentada em duas escolas de ensino médio. Por fim, a atividade foi avaliada com o público-alvo e equipes de educação. No estudo, foram entrevistados sete sujeitos, a maioria do sexo feminino (85%) e idade média de 65,71 anos. O conhecimento das propriedades terapêuticas das espécies de interesse foi limitado. Na segunda etapa, a avaliação da peça teatral a indicou como ferramenta eficiente para a divulgação da ciência na educação formal no nível médio da educação básica. Isso porque possibilitou articular o conhecimento com a disciplina de biologia, além de promover a divulgação da espécie de interesse, desconhecida do público-alvo. Dessa forma, a divulgação científica era viável quando se utilizava uma ferramenta lúdica e cativante e, assim, poderia contribuir para a alfabetização científica e melhorar a aprendizagem dos alunos do ensino médio.
Abstract
This work reports the scientific dissemination of an ethnobotanical study with the species Byrsonima crassifolia L. Kunth, occurring in the Parque Natural Municipal de Cabedelo, PB. Amateur drama play was used as a tool, with elements of the comedy genre. At first, it was carried out referenced interviews in the neighborhood where the urban green area is located, Jardim Manguinhos. Then, the study-based play was performed in two high schools. Finally, the activity was evaluated with the target audience and education teams. In the study, seven subjects were interviewed, most of them female (85%) and mean age of 65.71 years. Knowledge of the therapeutic properties of the species of interest was limited. In the second stage, the drama play evaluation indicated that as efficient tool for the dissemination of science for formal education at the secondary level of basic education. This is because it made possible to articulate knowledge with the
discipline of biology, in addition to promoting the dissemination of the specie of interest, unknown to the target audience. Thereby, scientific dissemination was viable when a playful and captivating tool was used and, thus, it could contribute to scientific literacy and improve the learning of high school students.
Keywords in Portuguese
ConhecimentoAlfabetização científica
Ensino médio
Biodiversidade urbana
Aprendizagem
Share