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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/68925
VALER (VÁ LER?): FORMAÇÃO DE TRABALHADORES SOB A IDEOLOGIA DO MERCADO NA UNIVERSIDADE CORPORATIVA DA VALE
Alternative title
Valer: worker qualification under the market ideology at the vale corporate universityAffilliation
Centro Universitário Plínio Leite. Niterói, RJ, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este artigo tem como objetivo discutir a concepção de educação dos projetos de formação profissional promovidos pela Valer, a Universidade Corporativa da Companhia Vale do Rio Doce (atual Vale). O controle sobre a formação dos trabalhadores assume um papel estratégico para a otimização dos resultados organizacionais. Entretanto, demandado pelo mercado, o aumento da oferta de escolaridade para a satisfação das demandas da reestruturação produtiva dista de uma perspectiva de formação omnilateral, sendo marcada, ao contrário, pela lógica do imediatismo e da instrumentalização, além da adesão à cultura organizacional e captura da subjetividade. Sob a ótica das competências necessárias para a execução das tarefas, o trabalho vem se deteriorando e, com ele, o trabalhador. A investigação está referendada no materialismo histórico, que comporta a tarefa de desvendar a realidade fragmentada e articulada com o senso comum. Como instrumento analítico, utilizamos a análise do discurso.
Abstract
The purpose of this article is to discuss the
concept of education in the professional qualification
projects undertaken by the ‘Valer,’ the Corporate University of the Companhia Vale do Rio Doce (currently
Vale). The control over the workers’ training takes-on
a strategic role that is aimed at optimizing organizational results. However, under market pressure,
the increase in the supply of schooling to meet the
demands imposed by productive restructuring is far
from a perspective of providing omnilateral qualification; rather, it is marked by the logic of immediatism
and instrumentalization and adheres to the organizational culture and to capturing subjectivity. From the
viewpoint of the competencies that are required to
perform the tasks, work has been deteriorating and,
with it, the workers. The investigation is endorsed by historical materialism, which bears the task
of unveiling the fragmented, articulated reality via
common sense. We used the Analysis of Discourse
(AD) as an analytical instrument.
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