Author | Valle, Lílian do | |
Access date | 2025-03-12T18:33:16Z | |
Available date | 2025-03-12T18:33:16Z | |
Document date | 2008 | |
Citation | VALLE, Lílian do. Categoria, teoria, conceito: (para dizer o ser em múltiplos sentidos). Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 6, n. 2, p. 1-18, 2008. | en_US |
ISSN | 1678-1007 | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/68935 | |
Description | Trabalho, Educação e Saúde é uma revista científica editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz. Destina-se à publicação, com periodicidade quadrimestral, de debates, análises e investigações, de caráter teórico ou aplicado, sobre temas relacionados à educação no campo da saúde. A formação e a qualificação profissional e o processo de trabalho na saúde constituem temáticas centrais à revista. Neste sentido, busca atuar na consolidação da Educação como uma área de conhecimento no campo da saúde, além de contribuir para qualificar as práticas educativas específicas desse campo. Lançada em março de 2003, desde 2021 a revista adota a publicação contínua com um volume anual, sem fascículos. O autor deste artigo não possui vínculo com a Fiocruz. | en_US |
Abstract in Portuguese | Qualquer que seja o ponto de partida dessa experiência que se denomina pensar, seu desenvolvimento e efetividade tomam a forma de uma manifestação. Como não há manifestação sem espectador, o pensamento depende, pois, do outro a quem ele se endereça: nem que, precária e temporariamente, eu seja para mim mesmo a figura desse outro. Assim, se os humanos são 'feitos de mundo', o pensamento humano é feito das palavras que, engendradas nesse e por esse mundo, fornecem, por sua vez, ao mundo os sentidos que o fazem ser para nós. Assim, talvez uma das primeiras tarefas da reflexão filosófica da educação seja a de contribuir para o questionamento dos sentidos e das torções de sentido a que os modismos, ou a simples rotina, submetem as palavras: neste artigo, entre tantas ocorrências que se poderia invocar, interessou examinar a noção de 'categoria', cuja trajetória parece especialmente ilustrativa dos riscos a que o uso dogmático pode submeter a reflexão. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Fiocruz/EPSJV | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Filosofia da educação | en_US |
Subject in Portuguese | Categoria | en_US |
Subject in Portuguese | Pensamento | en_US |
Title | Categoria, teoria, conceito: (para dizer o ser em múltiplos sentidos) | en_US |
Alternative title | Category, theory, concept (saying to be in multiple senses) | en_US |
Type | Article | en_US |
DOI | 10.1590/S1981-77462008000200006 | |
Abstract | No matter what the starting point for this
experience called thought, the development and
existence of thought take on the shape of an event.
Just as there cannot be an event without spectators,
a thought depends on the person to whom it is
addressed; even if precariously and temporarily,
I become, for myself, the figure of this other person.
Thus, if human beings are ‘made of the world,’ human thought is made of words which, created in and
by this world, lead, in turn, to the world of meanings
and what they signify to us. As such, perhaps one of
the first tasks of philosophical reflection on education
is to contribute to questioning the meanings and distorsions of meaning that trends, or simple routine,
impose on words. In this article, among the many
occurrences that could be mentioned, the goal was to
examine the notion of ‘category,’ the path of which
seems to be especially illustrative of the risks that
dogmatic use can impose on reflection. | en_US |
Affilliation | Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Universidade de Paris V. Paris, França / Centre Louis Gernet. Paris, França. | en_US |
Subject | Philosophy of education | en_US |
Subject | Category | en_US |
Subject | Thought | en_US |
DeCS | Educação | en_US |
DeCS | Filosofia | en_US |
DeCS | Pensamento | en_US |
e-ISSN | 1981-7746 | |