Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/68935
CATEGORIA, TEORIA, CONCEITO: (PARA DIZER O SER EM MÚLTIPLOS SENTIDOS)
Valle, Lílian do | Date Issued:
2008
Alternative title
Category, theory, concept (saying to be in multiple senses)Author
Affilliation
Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Universidade de Paris V. Paris, França / Centre Louis Gernet. Paris, França.
Abstract in Portuguese
Qualquer que seja o ponto de partida dessa experiência que se denomina pensar, seu desenvolvimento e efetividade tomam a forma de uma manifestação. Como não há manifestação sem espectador, o pensamento depende, pois, do outro a quem ele se endereça: nem que, precária e temporariamente, eu seja para mim mesmo a figura desse outro. Assim, se os humanos são 'feitos de mundo', o pensamento humano é feito das palavras que, engendradas nesse e por esse mundo, fornecem, por sua vez, ao mundo os sentidos que o fazem ser para nós. Assim, talvez uma das primeiras tarefas da reflexão filosófica da educação seja a de contribuir para o questionamento dos sentidos e das torções de sentido a que os modismos, ou a simples rotina, submetem as palavras: neste artigo, entre tantas ocorrências que se poderia invocar, interessou examinar a noção de 'categoria', cuja trajetória parece especialmente ilustrativa dos riscos a que o uso dogmático pode submeter a reflexão.
Abstract
No matter what the starting point for this
experience called thought, the development and
existence of thought take on the shape of an event.
Just as there cannot be an event without spectators,
a thought depends on the person to whom it is
addressed; even if precariously and temporarily,
I become, for myself, the figure of this other person.
Thus, if human beings are ‘made of the world,’ human thought is made of words which, created in and
by this world, lead, in turn, to the world of meanings
and what they signify to us. As such, perhaps one of
the first tasks of philosophical reflection on education
is to contribute to questioning the meanings and distorsions of meaning that trends, or simple routine,
impose on words. In this article, among the many
occurrences that could be mentioned, the goal was to
examine the notion of ‘category,’ the path of which
seems to be especially illustrative of the risks that
dogmatic use can impose on reflection.
Share