Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/68946
Type
BookCopyright
Open access
Collections
- COC - Livros Publicados [107]
Metadata
Show full item record
AÇÕES AFIRMATIVAS NA PÓS-GRADUAÇÃO: PRÁTICAS, SABERES E VOZES
Estudios de Posgrado – Acciones Afirmativas
Inclusión
Accesibilidad
Diversidad
Diversidade, Equidade, Inclusão
e-Acessibilidade
Inclusão Social
Educação de Pós-Graduação
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Programa de Pós-Graduação em Educação. Pioneiros, MS, Brasil.
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares. Seropédica, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Programa de Pós-Graduação em Educação. Pioneiros, MS, Brasil.
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares. Seropédica, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O livro que ora se apresenta, Ações afirmativas na pós-graduação: práticas, saberes e vozes, organizado por Anderson Boanafina, Carolina Sacramento, Carina Maciel e Ricardo Dias da Costa é fruto do edital Inova Recurso Educacional Aberto (REA) – Fiocruz/MEC objetivando a criação de recursos educativos e que dialoga diretamente com as novas propostas do Programas de Ações Afirmativas e da Lei de Cotas. A proposta apresentada pelo grupo reflete o próprio processo de ensino-aprendizagem e o papel das reservadas de vagas no âmbito da pós-graduação, que traduz a opção dos autores em abordar as práticas, as vozes e os saberes. O livro reúne diversas parcerias institucionais, como a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, entre outras IES nacionais e estrangeira. O livro se vincula às ações da Cátedra Oswaldo Cruz de ciência, saúde e cultura (UNESCO Chair Unitwin), que tem por objetivo realizar Diálogos entre Saberes, através dos eixos estruturantes: as mudanças climáticas e os territórios vulnerabilizados; promovendo o diálogo entre pesquisadores, instituições e sociedade civil. O livro traz reflexões do ponto de vista das ações institucionais, de uma análise dos resultados alcançados, mas também abre espaço para a voz daqueles que ingressaram quer na Universidade, quer no serviço público através de políticas de ações afirmativas. Nesse sentido, esta obra contribui com uma reflexão acerca das ações afirmativas na pós-graduação como forma de mitigar as assimetrias sociais; levando em consideração as questões de etnia, raça, gênero, idade e de deficiências procurando contribuir com as questões colocadas no objetivo estratégico n. 4 da Agenda 2030 da UNESCO, que prevê assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos. (Magali Romero Sá e Gisele Sanglard)
Abstract
The book presented here, Affirmative Actions in Postgraduate Studies: Practices, Knowledge and Voices, organized by Anderson Boanafina, Carolina Sacramento, Carina Maciel and Ricardo Dias da Costa, is the result of the Inova Recurso Educacional Aberto (REA) – Fiocruz/MEC call for proposals, which aims to create educational resources that directly dialogue with the new proposals of the Affirmative Action Programs and the Quota Law. The proposal presented by the group reflects the teaching-learning process itself and the role of reserved places in postgraduate studies, which reflects the authors' choice to address practices, voices and knowledge. The book brings together several institutional partnerships, such as the Federal University of Mato Grosso do Sul and the Federal Rural University of Rio de Janeiro, among other national and foreign HEIs. The book is linked to the actions of the Oswaldo Cruz Chair of Science, Health and Culture (UNESCO Chair Unitwin), which aims to conduct Dialogues between Knowledges, through the structuring axes: climate change and vulnerable territories; promoting dialogue between researchers, institutions and civil society. The book presents reflections from the point of view of institutional actions, an analysis of the results achieved, but also opens space for the voice of those who entered either the University or the public service through affirmative action policies. In this sense, this work contributes with a reflection on affirmative action in postgraduate studies as a way of mitigating social asymmetries; taking into account issues of ethnicity, race, gender, age and disabilities, seeking to contribute to the issues raised in strategic objective no. 4 of UNESCO's 2030 Agenda, which aims to ensure inclusive, equitable and quality education, and promote lifelong learning opportunities for all. (Magali Romero Sá e Gisele Sanglard)
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
El libro que ahora se presenta, Acciones afirmativas en el posgrado: prácticas, saberes y voces, organizado por Anderson Boanafina, Carolina Sacramento, Carina Maciel y Ricardo Dias da Costa es resultado de la convocatoria de Inova Recurso Educacional Abierto (REA) – Fiocruz/MEC, que visa la creación de recursos educativos que dialoguen directamente con las nuevas propuestas de los Programas de Acciones Afirmativas y de la Ley de Cuotas. La propuesta presentada por el grupo refleja el propio proceso de enseñanza-aprendizaje y el papel de los lugares reservados en el ámbito del posgrado, lo que refleja la elección de los autores por abordar prácticas, voces y saberes. El libro reúne diversas alianzas institucionales, como la Universidad Federal de Mato Grosso do Sul y la Universidad Federal Rural de Río de Janeiro, entre otras IES nacionales y extranjeras. El libro se vincula a las acciones de la Cátedra Oswaldo Cruz de Ciencia, Salud y Cultura (Cátedra UNESCO Unitwin), que tiene como objetivo realizar Diálogos entre Saberes, a través de los ejes estructurantes: cambio climático y territorios vulnerables; Promover el diálogo entre investigadores, instituciones y sociedad civil. El libro presenta reflexiones desde el punto de vista de las acciones institucionales, un análisis de los resultados alcanzados, pero también abre espacio a la voz de quienes ingresaron tanto a la Universidad como al servicio público a través de políticas de acción afirmativa. En este sentido, este trabajo contribuye a una reflexión sobre las acciones afirmativas en los estudios de posgrado como forma de mitigar las asimetrías sociales; teniendo en cuenta cuestiones de etnicidad, raza, género, edad y discapacidad, buscando contribuir a las cuestiones planteadas en el objetivo estratégico núm. 4 de la Agenda 2030 de la UNESCO, que tiene como objetivo garantizar una educación inclusiva, equitativa y de calidad y promover oportunidades de aprendizaje durante toda la vida para todos. (Magali Romero Sá e Gisele Sanglard)
Keywords in Spanish
EducaciónEstudios de Posgrado – Acciones Afirmativas
Inclusión
Accesibilidad
Diversidad
DeCS
Educação InclusivaDiversidade, Equidade, Inclusão
e-Acessibilidade
Inclusão Social
Educação de Pós-Graduação
Share