Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/68989
AS POTENCIALIDADES DA FICÇÃO CIENTÍFICA PARA FALAR SOBRE QUESTÕES SOCIOEMOCIONAIS: O CASO DO "EMISSÁRIO"
Star Trek
Competências socioemocionais
Análise Fílmica
Filmes de Jornada nas Estrelas
Cruz, Fernanda Volchan | Date Issued:
2024
Author
Advisor
Co-advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
As competências e habilidades socioemocionais são importantes para a formação de seres humanos críticos, capazes de lidar com suas próprias emoções, trazendo benefícios e melhorias para a sociedade como um todo. Para desenvolvê-las de forma plena, é necessário se afastar de definições que defendem que as habilidades emocionais são separadas e independentes das habilidades científicas e buscar espaços de diálogo entre modos de pensamento, aceitando suas diferenças e semelhanças. Um veículo propício para isto é a ficção científica que, em sua definição mais simplista, une dois campos que são por vezes considerados antagônicos: a arte e a ciência. Este trabalho visa explorar a hipótese de que o gênero da ficção científica possui potencialidades para explorar temas socioemocionais, devido a seu caráter intrínseco de mesclar ciência e arte, cognição e emoção. A escolha da franquia Star Trek como objeto de estudo e o foco no episódio Emissary (1993) da série Star Trek: Deep Space 9 (1993) foi defendida pela descrição das origens da franquia desde o seu início na década de 60, os elementos de ficção científica que ela apresenta e o diferencial de Star Trek: Deep Space 9, em especial sua ênfase em temas intrapessoais. O principal objetivo deste trabalho foi analisar as características do gênero da ficção científica que podem ser aplicadas para tratar de questões socioemocionais. Para o referencial teórico foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre ficção científica, coletando diferentes definições e abordagens para estabelecer cinco potencialidades citadas por Margaret Atwood como uma base adequada para a análise. Em relação aos temas socioemocionais, foram utilizadas quatro competências emocionais retiradas da Base Nacional Comum Curricular de 2017: autogestão, autocuidado e autoconhecimento, empatia e cooperação, e autonomia. A análise do episódio se baseou na metodologia de Casetti e Di Chio para análise fílmica. No total foram identificadas 14 cenas que continham pelo menos uma das competências socioemocionais do referencial teórico. Destas 14 cenas, todas possuem ao menos uma das cinco potencialidades citadas por Atwood sendo consideradas, portanto, pertinentes para a análise. Cada cena analisada conta com a minutagem em que ela começa e termina, a primeira e última fala, os temas socioemocionais identificados, as potencialidades do gênero da ficção científica que se fazem presentes, um resumo da cena e a discussão.
Abstract
Socioemotional skills and abilities are important for the development of critical human beings, capable of dealing with their own emotions, bringing benefits and improvements to society. To fully develop them, it is necessary to move away from definitions that argue that emotional skills are separate and independent from scientific skills and, instead, seek spaces for dialogue between ways of thinking, accepting their differences and similarities. A suitable vehicle for this is science fiction, which, in its simplest definition, unites two fields that are sometimes considered antagonistic: art and science. This work aims to explore the hypothesis that the science fiction genre has the potential to explore socioemotional themes, due to its intrinsic character of combining science and art, cognition and emotion. The choice of the Star Trek franchise as the object of study and the focus on the episode Emissary from the series Star Trek: Deep Space 9 was defended by the description of the origins of the franchise since its beginning in the 1960s, the science fiction elements it presents and the differential of Star Trek: Deep Space 9, especially its emphasis on intrapersonal themes. The main objective of this work was to analyse the characteristics of the science fiction genre that can be applied in addressing socio-emotional issues, using the episode Emissary from the series Star Trek: Deep Space 9 as the object of study. For the theoretical framework, a bibliographical research on science fiction was carried out, collecting different definitions and approaches to finally establish five potentialities cited by Margaret Atwood as an adequate basis for analysis. In relation to socio-emotional themes, four emotional skills taken from the 2017 National Common Curricular Base were used: self-management, self-care and self-knowledge, empathy and cooperation, and autonomy. The analysis of the episode was based on the methodology of Casetti and Di Chio for film analysis. In total, 14 scenes were identified that contained at least one of the socio-emotional competencies from the theoretical framework. Of these 14 scenes, all have at least one of the five potentialities cited by Atwood and are therefore considered relevant for analysis. Each scene analysed includes its start and end time, the first and last lines, the socio-emotional themes identified, the potentialities of the science fiction genre that are present, a summary of the scene and the discussion.
Keywords in Portuguese
Ficção científicaStar Trek
Competências socioemocionais
Análise Fílmica
Filmes de Jornada nas Estrelas
Share