Author | Ceccim, Ricardo Burg | |
Author | Ferla, Alcindo Antônio | |
Access date | 2025-03-17T18:32:07Z | |
Available date | 2025-03-17T18:32:07Z | |
Document date | 2008 | |
Citation | CECCIM, Ricardo Burg; FERLA, Alcindo Antônio. Educação e saúde: ensino e cidadania como travessia de fronteiras. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 6, n. 3, p. 1-15, 2008. | en_US |
ISSN | 1678-1007 | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/69055 | |
Description | Trabalho, Educação e Saúde é uma revista científica editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz. Destina-se à publicação, com periodicidade quadrimestral, de debates, análises e investigações, de caráter teórico ou aplicado, sobre temas relacionados à educação no campo da saúde. A formação e a qualificação profissional e o processo de trabalho na saúde constituem temáticas centrais à revista. Neste sentido, busca atuar na consolidação da Educação como uma área de conhecimento no campo da saúde, além de contribuir para qualificar as práticas educativas específicas desse campo. Lançada em março de 2003, desde 2021 a revista adota a publicação contínua com um volume anual, sem fascículos. O autor deste artigo não possui vínculo com a Fiocruz. | en_US |
Abstract in Portuguese | O artigo procura construir, a partir de uma memória da Reforma Sanitária Brasileira e de aproximações entre as áreas científicas da Educação e da Saúde, uma micropercepção (matéria para o pensar, aprender, conhecer) emergência de um domínio de conhecimento designado por Educação e Ensino da Saúde. Esse domínio emergente estaria bastante associado invenção da Saúde Coletiva, no campo científico da saúde, e com à invenção do Controle Social em Saúde, no campo da intervenção política nesse setor. O novo domínio de conhecimento seria caracterizado por uma implicação singular do ensino com a cidadania, permitindo a travessia de fronteiras entre educação e saúde pela via da educação permanente em saúde. Os temas do ensino e da cidadania são problematizados com o auxílio explícito ou não (via seus leitores) de alguns pensadores da filosofia e do contemporâneo, como Michel Foucault, Michel Serres, Gilles Deleuze, Félix Guattari, Francisco Varela, Humberto Maturana e Ilya Prigogine. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Fiocruz/EPSJV | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Educação profissional em saúde pública | en_US |
Subject in Portuguese | Educação médica | en_US |
Subject in Portuguese | Reforma dos serviços de saúde | en_US |
Subject in Portuguese | Educação continuada | en_US |
Title | Educação e saúde: ensino e cidadania como travessia de fronteiras | en_US |
Alternative title | Education and health: teaching and citizenship to bridge boundaries | en_US |
Type | Article | en_US |
DOI | 10.1590/S1981-77462008000300003 | |
Abstract | The article seeks to build, based on a
memory of the Brazilian Sanitary Reform and on
approximations between the scientific areas of Education and Health, a microperception (matter for
thought, learning, and getting to know) about the
surfacing of a domain of knowledge designated by
Health Education and Teaching. This emerging domain would seem to be largely associated to the invention of Collective Health, in the scientific field
of health, and to the invention of Social Control
in Health, in the field of political intervention in
this sector. The new knowledge domain would be
characterized by a singular implication of teaching
with citizenship, allowing the bridging of the
boundaries between education and health via permanent education in health. The teaching and citizenship themes are problematized with explicit help or
not (via its readers) from a few philosophers and
contemporaneous thinkers such as Michel Foucault,
Michel Serres, Gilles Deleuze, Félix Guattari, Francisco Varela, Humberto Maturana, and Ilya Prigogine. | en_US |
Affilliation | Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS, Brasil / Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade de Caxias do Sul. Caxias do Sul, RS, Brasil / Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS, Brasil. | en_US |
Subject | Professional education in public health | en_US |
Subject | Medical education | en_US |
Subject | Reform in health services | en_US |
Subject | Continued education | en_US |
DeCS | Educação Profissional em Saúde Pública | en_US |
DeCS | Educação Médica | en_US |
DeCS | Reforma dos Serviços de Saúde | en_US |
DeCS | Educação Continuada | en_US |
e-ISSN | 1981-7746 | |