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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/69090
AS MEMÓRIAS SOCIOAMBIENTAIS DA ETNIA TERENA E A RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Alternative title
The socio-environmental memories of the Terena ethnic group and the relationship with environmental educationAffilliation
Secretaria Estadual de Educação Cedida para A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. Campo Grande, Ms, Brasil.
Universidade Católica Dom Bosco. Programa de Pós-Graduação em Educação. Campo Grande, Ms, Brasil.
Universidade Católica Dom Bosco. Programa de Pós-Graduação em Educação. Campo Grande, Ms, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este artigo é um dos resultados da pesquisa de doutorado cujo objetivo foi compreender a relação dos indígenas Terena da Aldeia Lagoinha, no Município de Aquidauana, Mato Grosso do Sul, com a natureza e, como seus saberes e memórias socioambientais podem contribuir com a Educação Ambiental brasileira. Buscou-se a valorização dos saberes indígenas sem homogeneizar as tradições ou essencializar, conferindo-lhes uma pureza que não existe. Os dados foram produzidos pelo método da história oral. As entrevistas foram gravadas, transcritas e interpretadas à luz da teoria pós-crítica. A cultura ocidental a partir da modernidade tem transformado a natureza em mercadoria gerando problemas socioambientais, objeto de análise da Educação Ambiental, assim como a resolução desses problemas. As comunidades tradicionais observaram e compreenderam a biodiversidade com a qual conviviam e por meio dessa desenvolveram práticas e técnicas sustentáveis de sobrevivência no uso dos ambientes em que viveram e vivem. Esses saberes são o resultado de traduções para sobrevivência que influenciaram sua cultura e seu ambiente, podendo ser usados em processos formativos em Educação Ambiental em todas as regiões do país, pois, os povos originários estão presentes na sociedade brasileira como detentores de saberes tradicionais valiosos.
Abstract
This article is one of the results of a doctoral research whose objective was to understand the relationship of the Terena indigenous people from Aldeia Lagoinha, in the Municipality of Aquidauana, Mato Grosso do Sul, with nature and how their knowledge and socio-environmental memories can contribute to Environmental
Education Brazilian. We sought to value indigenous knowledge without homogenizing traditions or essentializing them, giving them a purity that does not exist. Data were produced by the oral history method. The interviews were recorded, transcribed and interpreted in the light of post-critical theory. Western culture,
starting with modernity, has transformed nature into a commodity, generating socio-environmental problems, the object of analysis in Environmental Education, as well as the resolution of these problems. Traditional communities observed and understood the biodiversity with which they lived and through this developed
sustainable practices and techniques for survival in the use of the environments in which they lived and live. This knowledge is the result of translations for survival that influenced their culture and environment, and can be used in formative processes in Environmental Education in all regions of the country, since the original
peoples are present in Brazilian society as holders of valuable traditional knowledge.
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