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- ENSP - Livros Publicados [143]
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REPERTÓRIO DE BRINCADEIRAS, REPERTÓRIO DE VIDA: MODOS DE BRINCAR NO ÂMBITO DO ATENDIMENTO EM SAÚDE
Desenvolvimento Infantil
Centros de Saúde
Etnografia
Brincadeiras
Jogos e Brinquedos
Materiais Recicláveis
Funções Cognitivas
Child Development
Health Centers
Anthropology, Cultural
Play and Playthings
Author
Affilliation
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. Seropédica, Nova Iguaçu, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca. Departamento de Estudos sobre Violência e Saúde Jorge Careli. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca. Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca. Departamento de Estudos sobre Violência e Saúde Jorge Careli. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca. Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
No início deste texto, comentamos que o livro foi construído a partir de três dimensões de um mesmo universo, com olhares diferentes, mas complementares. Tratamos do universo das brincadeiras, dos brinquedos, do espírito lúdico que se aloja entre nós desde a infância. Por vezes, nos afastamos desse espírito de brincar e, em outros momentos, sobretudo quando estamos com crianças, nos aproximamos e percebemos que todos nós – crianças e adultos – ganhamos com essa experiência. Na seção 1, “Nosso repertório de brincadeiras e etnografia dos modos de brincar no âmbito do atendimento em saúde: o trabalho de campo, o envolvimento das pessoas que participaram e a participação das crianças em primeiro plano”, descrevemos a experiência de campo e apresentamos não só as brincadeiras sugeridas espontaneamente pelas crianças, como também aquelas propostas pela equipe de trabalho de campo a serem praticadas em atendimento ambulatorial, em espaços escolares e domésticos. Podemos afirmar que, a partir das discussões presentes nessa primeira seção, exercitamos o despertar da ludicidade e da criatividade dos profissionais e familiares. Nas duas seções subsequentes: “Brincadeiras, ludicidade e funções cognitivas: como diferentes campos do desenvolvimento são trabalhados a partir da brincadeira”, e “Sucatas que brincam e fazem brincar: guia de construção de brinquedos, jogos e brincadeiras a partir de materiais recicláveis”, continuamos as discussões sobre brincadeiras, seus vínculos com funções cognitivas e o seu potencial no diálogo com as situações da vida. Falamos também que se uma criança não tiver brinquedos, ela vai conseguir criar um. Para tanto, apresentamos as construções e o passo a passo de um leque diversificado de brinquedos. Nossa existência nesse planeta depende disso: criatividade, flexibilidade, resiliência e solidariedade. Como desenvolver isso com as crianças?
brincando enquanto conversamos
conversando enquanto brincamos
Agora, só nos resta brincar!!!
Keywords in Portuguese
Área de Atendimento em SaúdeDesenvolvimento Infantil
Centros de Saúde
Etnografia
Brincadeiras
Jogos e Brinquedos
Materiais Recicláveis
Funções Cognitivas
Keywords
Catchment Area, HealthChild Development
Health Centers
Anthropology, Cultural
Play and Playthings
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