Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/69144
O MUNDO NÃO É. O MUNDO ESTÁ SENDO
Alternative title
The world is not. The world is still ongoingAuthor
Affilliation
Universidade Federal de Mato Grosso. Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte. Cuiabá, MT, Brasil.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Centro de Ciências Biológicas. Cascavel, PR, Brasil.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Centro de Ciências Biológicas. Cascavel, PR, Brasil.
Universidade Federal de Mato Grosso. Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte. Cuiabá, MT, Brasil
Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Centro de Ciências Biológicas. Cascavel, PR, Brasil.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Centro de Ciências Biológicas. Cascavel, PR, Brasil.
Universidade Federal de Mato Grosso. Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte. Cuiabá, MT, Brasil
Abstract in Portuguese
A saúde ambiental pode ser compreendida como um elemento primordial de manutenção da vida e de vivência. É um dos imperativos que se intensifica e encontra diversos impasses em tempos de pandemia de Covid, diariamente. Embora a literatura se desatualize rapidamente com o mundo ainda pandêmico, o objetivo deste estudo foi registrar aspectos presentes na literatura sobre a Covid-19 e o ambiente. Para isso, realizou-se uma pesquisa fenomenológica, de investigação interpretativa de inúmeros artigos, livros, matérias de jornais e sites de entidades científicas confiáveis. Compreende-se que a saúde planetária está intrinsecamente conectada com a saúde humana e que as injustiças socioeconômicas aumentam as violações de direitos humanos e da natureza. Sem a pretensão de esgotar o debate conceitual, tais estudos buscam contribuir para o enfrentamento do colapso civilizatório, a fim de propor um caminho de esperança. Este movimento do caos à ressignificação do mundo ocorre no balanço da Educação Ambiental, que percebe que o mundo não é. O mundo ainda está sendo.
Abstract
Environmental health can be understood as a key-element in maintaining life and state of living. It is one of the imperatives that has increased and found several deadlocks during pandemic Covid times. Although the literature is quickly outdated with the world still pandemic, this study aimed at registering aspects present in the literature on Covid-19 and the environment. Thus, we carried out phenomenological research, considering an interpretive investigation of countless papers, books, newspaper, and websites of reliable scientific entities. Planetary health has been intrinsically connected with human health since socioeconomic injustices have increased violations of human and nature rights. With no intention to conclude the conceptual debate, these studies aimed at facing the civilizational collapse in order to suggest a promising way of living. This movement from chaos to the resignification of the world occurs to balance the Environmental Education, which understands that the world is not. The world is still ongoing.
Share