Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/69194
TEATRO, CIÊNCIA E HUMOR: UM ESTUDO A PARTIR DA PEÇA "PARACELSO, O FENOMENAL"
Senso de Humor e Humor como Assunto
Teatro
Museus e Centros de Ciências
Guimarães, Kailani Tavares | Date Issued:
2022
Alternative title
Theater, science and humor: a study from the play "Paracelso, o fenomenal"Author
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Esta dissertação de mestrado investiga a construção do humor na peça Paracelso, o fenomenal, uma prática dentro da interface entre o teatro e a divulgação científica, desenvolvida em 2019 no Ciência em Cena, um espaço do Museu da Vida/Fiocruz. A peça traz uma dupla de personagens que apresentam experimentos científicos a partir de situações cômicas e com a interação da plateia. Na revisão bibliográfica, buscou-se uma investida nas seguintes direções: a divulgação da ciência, os museus de ciência, a interface entre o teatro e a divulgação científica em museus e as interações entre humor, teatro e divulgação científica. A partir deste último movimento, localizou-se uma lacuna, para a qual este trabalho pretende contribuir. Nota-se que nos estudos dedicados ao entrecruzamento entre o teatro, o humor e a divulgação científica, os procedimentos de criação e as linguagens são questões pouco desdobradas. Nesta pesquisa, a partir da realização de entrevistas com artistas envolvidos na peça, da análise do texto da peça e de registros fotográficos, procura-se escavar a linguagem cômica elaborada. Para fundamentar nossa análise, convoca-se um arcabouço teórico do campo da comicidade e realiza-se uma pesquisa iconográfica que busca relacionar elementos da linguagem da peça a tradições cômicas. Observa-se que a peça Paracelso, o fenomenal encontra na interação com o público seu traço mais elementar. A palhaçaria e o charlatanismo são as linguagens escolhidas para fabricar a conexão entre os atores e o público; entre o público e os experimentos científicos. Tendo a divulgação científica sua vocação por estreitar os laços entre a ciência e a sociedade, o trabalho com referências da tradição popular pode apontar caminhos relevantes para o campo Em um museu de ciências como o Museu da Vida, a comicidade na peça Paracelso, o fenomenal, dentre outras dimensões, se apresenta como uma forma de construir um espaço de pertencimento. Assim, faz com que as pessoas sintam que aquele espaço pertence a elas e que elas possuem a liberdade de se colocarem enquanto sujeitos. Mais do que fazer rir, como podemos nos conectar?
Abstract
This master thesis analyses the construction of humor in the play Paracelso, o fenomenal, a play developed in 2019 at Museu da Vida/Fiocruz. The play presents two characters showcasing scientific experiments and comic scenes using audience interaction. In the literature review, an immersion in the following areas was sought: science communication; science museums; theater and science communication; humor, theater and science communication. From this last movement, a gap was located, to which this work intends to contribute. It was noted that the studies dedicated to the intersection of humor and science communication, creative processes and languages are poorly developed issues. In this research, from analyzing interviews, the play script and the play’s photographs, we aim to excavate the construction of comedy. In order to support the analysis, a framework of studies in the field of comedy was used and an iconographic research was carried out seeking to relate elements of the play's language to comedy traditions. We note that Paracelso, o fenomenal finds its most elementary trait in the interaction with the public. Clowning and charlatanismo are the languages chosen to manufacture the connection between actors and audience; between the public and scientific experiments. Since scientific communication has a vocation for strengthening the ties between science and society, working with references of the popular tradition can point out relevant paths for the field. In a science museum like Museu da Vida, the comedy in the play Paracelso, o fenomenal, among other dimensions, presents itself as a way of building a space of belonging. Thus, it makes people feel that that space belongs to them and that they have the freedom to place themselves as subjects. More than a laugh, how can we connect?
DeCS
Comunicação e Divulgação CientíficaSenso de Humor e Humor como Assunto
Teatro
Museus e Centros de Ciências
Share