Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/69280
O ADOLESCENTE COM BEXIGA NEUROGÊNICA E A PERCEPÇÃO DO AUTOCATETERISMO INTERMITENTE LIMPO NA ESCOLA
Adolescente
Cateterismo Uretral Intermitente
Enfermagem
Silva, Janis Lourenço Lessa da | Date Issued:
2025
Advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Nacional da Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Os adolescentes com bexiga neurogênica (BN), que realizam o autocateterismo, enfrentam desafios diários, como estigmas sociais e preconceitos. Isso pode afetar sua autoimagem, gerando comparações com os outros, o que pode resultar em questões emocionais, isolamento social e dificuldades nas interações escolares. Estudos mostram que uma das maiores dificuldades relacionada ao cateterismo intermitente limpo (CIL) em adolescentes é a aceitação da técnica, qual é preocupante, pois quanto mais precoce a adesão da técnica do cateterismo intermitente limpo, melhor a potencialidade a longo prazo para a prevenção do trato urinário em jovens com bexiga neurogênica. Objetivos: A pesquisa buscou descrever os fatores que influenciam o adolescente na realização do autocateterismo intermitente limpo na escola; identificar o acesso que a escola proporciona para o adolescente realizar o autocateterismo intermitente limpo; identificar como o adolescente realiza os cuidados com o autocateterismo intermitente limpo na escola e descrever a importância do papel do enfermeiro na educação em saúde com o adolescente para a realização do autocateterismo intermitente limpo. Método: O método da pesquisa tratou-se de um estudo de casos múltiplos, descritivo, exploratório, com abordagem qualitativa. Foram entrevistados 3 adolescentes e optamos pela entrevista semiestruturada. Resultados: emergiram 3 categorias, onde destacamos a falta de acesso nas escolas públicas, que gera nesses jovens a falta de privacidade e uma barreira arquitetônica, não oferecendo recursos que auxiliam na adaptação às necessidades dos mesmos; além do receio de sofrer bullying na escola, por viverem com a divergência entre o que é necessário para atender às suas condições fisiológicas de eliminação e as normas socioculturais que regulam o controle dessas necessidades. Isso faz com que eles escondam sua realidade para se sentirem parte de um grupo. Logo, o papel da enfermeira no ensino e orientações é fundamental para potencializar a autonomia desses jovens, gerando uma atenção integral, para que eles se sintam reconhecidos, respeitando suas singularidades e fornecendo o suporte necessário para a compreensão e gerenciamento do tratamento de forma correta. Conclui-se que, é fundamental que tanto as escolas juntamente dos professores quanto os profissionais de saúde adotem práticas que promovam a inclusão e o respeito à autonomia dos adolescentes com doenças raras, assegurando que seus desafios sejam compreendidos e atendidos de maneira adequada.
Abstract
Adolescents with neurogenic bladder (NB) who perform self-catheterization face daily challenges, such as social stigma and prejudice. This can affect their self-image, generating comparisons with others, which can result in emotional issues, social isolation and difficulties in school interactions. Studies show that one of the greatest difficulties related to clean intermittent catheterization (CIC) in adolescents is the acceptance of the technique, which is worrying, because the earlier the adherence to the clean intermittent catheterization technique, the better the long-term potential for preventing urinary tract infections in young people with neurogenic bladder. Objectives: The research sought to describe the factors that influence adolescents in performing clean intermittent self-catheterization at school; identify the access that the school provides for adolescents to perform clean intermittent self-catheterization; identify how adolescents perform clean intermittent self-catheterization care at school and describe the importance of the role of the nurse in health education with adolescents for performing clean intermittent self-catheterization. Method: The research method was a descriptive, exploratory, multiple case study with a qualitative approach. Three adolescents were interviewed and we opted for a semi-structured interview. Results: Three categories emerged, where we highlight the lack of access in public schools, which generates a lack of privacy and an architectural barrier for these young people, not offering resources that help them adapt to their needs; in addition to the fear of being bullied at school, because they live with the divergence between what is necessary to meet their physiological conditions of elimination and the sociocultural norms that regulate the control of these needs. This causes them to hide their reality in order to feel part of a group. Therefore, the role of the nurse in teaching and guidance is fundamental to enhance the autonomy of these young people, generating comprehensive care so that they feel recognized, respecting their singularities and providing the necessary support for understanding and managing the treatment correctly. It is concluded that it is essential that both schools, teachers and health professionals adopt practices that promote inclusion and respect for the autonomy of adolescents with rare diseases, ensuring that their challenges are understood and addressed appropriately.
Keywords in Portuguese
Bexiga Urinária NeurogênicaAdolescente
Cateterismo Uretral Intermitente
Enfermagem
Share