Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/69359
Type
ArticleCopyright
Open access
Collections
- COC - Artigos de Periódicos [1235]
Metadata
Show full item record
MEDAL OF HONOR: A HISTÓRIA MONUMENTAL EM NARRATIVAS LÚDICAS
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ, Brasil.
Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este texto apresenta algumas relações entre Games, História e Monumentos. Parte-se do princípio que o uso de referências e discursos vinculados a temas históricos na produção de games é uma forma de monumentalização de eventos passados, marcada, em alguns jogos, pela adoção de uma narrativa histórica de característica monumental, centrada na figura do herói. O argumento central da análise destaca que jogos como a franquia Medal of Honor são formas de monumentos digitais, dadas as similitudes de suas narrativas com as práticas que mobilizam a criação e a preservação dos monumentos. Analisaremos a franquia de Medal of Honor (1999) inspirada e derivada do filme O resgate do soldado Ryan (1998), ambos produzidos pelo diretor Steven Spielberg.
Share