Author | Forster, Daniel | |
Author | Seidler, Flávia | |
Author | Stefani, Giuseppe Potrick | |
Access date | 2025-04-03T16:35:20Z | |
Available date | 2025-04-03T16:35:20Z | |
Document date | 2025 | |
Citation | FORSTER, Daniel; SEIDLER, Flávia; STEFANI, Giuseppe Potrick. O uso de redes sociais como ferramenta para ensino da disciplina de metabolismo de nutrientes. RECIIS - Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, Rio de Janeiro, v. 19, n. 1, p. 1–16, jan./mar. 2025. | pt_BR |
ISSN | 1981-6278 | |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/69367 | |
Description | A Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde (RECIIS) é organizada, gerenciada e editada, desde 2007, pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Trata-se de um periódico interdisciplinar trimestral de acesso aberto, revisado por pares e sem ônus para o autor. Publica textos inéditos, em português, inglês, espanhol ou francês, de interesse para as áreas de comunicação, informação e saúde coletiva. As submissões à RECIIS são em fluxo contínuo. Apenas para os textos propostos aos dossiês temáticos, há um período específico para submissão, conforme indicado em Notícias. Os meses de publicação das edições são: março, junho, setembro e dezembro, com possibilidade de ahead of print. A RECIIS não cobra taxa de processamento de artigo, o que inclui avaliação, edição, publicação, distribuição e acesso dos manuscritos submetidos. Os autores deste artigo não possuem vínculo com a Fiocruz. Link da revista: https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/index | pt_BR |
Abstract in Portuguese | Este artigo descreve a implementação de estratégias inovadoras no ensino da disciplina de metabolismo de nutrientes na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul no primeiro semestre de 2023. A metodologia envolveu a integração de tecnologias educacionais, como Instagram, YouTube e Zoom, na monitoria acadêmica, visando promover um ambiente virtual interativo e dinâmico. Os monitores desenvolveram conteúdo educacional no Instagram, incluindo infográficos semanais e interação direta com os alunos. O uso de videoaulas no YouTube e das sessões de plantão via Zoom foi implementado para revisão do conteúdo antes das avaliações. Os resultados indicaram uma recepção positiva dos alunos em relação às ferramentas digitais, refletindo-se em satisfação, engajamento e melhoria no desempenho acadêmico. A pesquisa de satisfação e análise do perfil do Instagram destacaram a eficácia dessas abordagens inovadoras no contexto educacional. | |
Language | por | |
Publisher | Fiocruz/ICICT | pt_BR |
Rights | open access | |
Subject in Portuguese | Educação a distância | |
Subject in Portuguese | Tecnologias da informação e da comunicação | |
Subject in Portuguese | Extensão universitária | |
Subject in Portuguese | Métodos pedagógicos | |
Subject in Portuguese | Nutrientes | |
Title | O uso de redes sociais como ferramenta para ensino da disciplina de metabolismo de nutrientes | |
Alternative title | The use of social media as a tool for teaching the subject of nutrient
metabolism | en_US |
Alternative title | El uso de las redes sociales como herramienta para la enseñanza de la
asignatura de metabolismo de nutrientes | |
Type | Article | |
DOI | 10.29397/reciis.v19i1.4082 | |
Abstract | This article describes the implementation of innovative teaching strategies in the subject of nutrient
metabolism at the Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pontifical Catholic University of
Rio Grande do Sul) in the first half of 2023. The methodology involved integrating educational technologies,
such as Instagram, YouTube and Zoom, into academic monitoring, with the aimof promoting an interactive
and dynamic virtual environment. The monitors developed educational content on Instagram, including
weekly infographics and direct interaction with students. The use of video lessons on YouTube and on-call
sessions via Zoom was implemented to review content before assessments. The results indicated a positive
reception from students concerning digital tools, reflected in satisfaction, engagement and improvement in
academic performance. The satisfaction survey and Instagram profile analysis highlighted the effectiveness
of these innovative approaches in the educational context. | en_US |
xmlui.metadata.dc.description.abstractes | El artículo describe la implementación de estrategias innovadoras en la enseñanza de la disciplina
metabolismo de nutrientes en la Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pontificia
Universidad Católica de Rio Grande do Sul) en el primer semestre de 2023. La metodología envolvió la
integración de tecnologías educativas, como Instagram, YouTube y Zoom, en el aprendizaje académico, con
el objetivo de promover un entorno virtual interactivo y dinámico. Los monitores desarrollaron contenidos
educativos en Instagram, incluyendo infografías semanales e interacción directa con los estudiantes. Se
implementó el uso de videoclases en YouTube y sesiones de guardia vía Zoom para revisar contenidos antes
de las evaluaciones. Los resultados indicaron una recepción positiva por parte de los estudiantes en relación
a las herramientas digitales, reflejada en satisfacción, compromiso y mejora en el rendimiento académico.
La encuesta de satisfacción y el análisis de perfiles de Instagram resaltaron la efectividad de estos enfoques
innovadores en el contexto educativo. | |
Affilliation | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Escola de Ciências da Saúde e da Vida. Porto Alegre, RS, Brasil. | pt_BR |
Affilliation | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Escola de Ciências da Saúde e da Vida. Porto Alegre, RS, Brasil. | pt_BR |
Affilliation | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Escola de Ciências da Saúde e da Vida. Porto Alegre, RS, Brasil. | pt_BR |
Subject | Distance education | en_US |
Subject | Information and communication technologies | en_US |
Subject | University extension | en_US |
Subject | Teaching methods; Nutrients | en_US |
Subject in Spanish | Formación a distancia | |
Subject in Spanish | Tecnologías de la información y las comunicaciones | |
Subject in Spanish | Extensión
universitaria | |
Subject in Spanish | Método de enseñanza | |
Subject in Spanish | Nutrientes | |