Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/69367
O USO DE REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTA PARA ENSINO DA DISCIPLINA DE METABOLISMO DE NUTRIENTES
El uso de las redes sociales como herramienta para la enseñanza de la asignatura de metabolismo de nutrientes
Tecnologias da informação e da comunicação
Extensão universitária
Métodos pedagógicos
Nutrientes
Information and communication technologies
University extension
Teaching methods; Nutrients
Tecnologías de la información y las comunicaciones
Extensión universitaria
Método de enseñanza
Nutrientes
Alternative title
The use of social media as a tool for teaching the subject of nutrient metabolismEl uso de las redes sociales como herramienta para la enseñanza de la asignatura de metabolismo de nutrientes
Affilliation
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Escola de Ciências da Saúde e da Vida. Porto Alegre, RS, Brasil.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Escola de Ciências da Saúde e da Vida. Porto Alegre, RS, Brasil.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Escola de Ciências da Saúde e da Vida. Porto Alegre, RS, Brasil.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Escola de Ciências da Saúde e da Vida. Porto Alegre, RS, Brasil.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Escola de Ciências da Saúde e da Vida. Porto Alegre, RS, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este artigo descreve a implementação de estratégias inovadoras no ensino da disciplina de metabolismo de nutrientes na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul no primeiro semestre de 2023. A metodologia envolveu a integração de tecnologias educacionais, como Instagram, YouTube e Zoom, na monitoria acadêmica, visando promover um ambiente virtual interativo e dinâmico. Os monitores desenvolveram conteúdo educacional no Instagram, incluindo infográficos semanais e interação direta com os alunos. O uso de videoaulas no YouTube e das sessões de plantão via Zoom foi implementado para revisão do conteúdo antes das avaliações. Os resultados indicaram uma recepção positiva dos alunos em relação às ferramentas digitais, refletindo-se em satisfação, engajamento e melhoria no desempenho acadêmico. A pesquisa de satisfação e análise do perfil do Instagram destacaram a eficácia dessas abordagens inovadoras no contexto educacional.
Abstract
This article describes the implementation of innovative teaching strategies in the subject of nutrient
metabolism at the Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pontifical Catholic University of
Rio Grande do Sul) in the first half of 2023. The methodology involved integrating educational technologies,
such as Instagram, YouTube and Zoom, into academic monitoring, with the aimof promoting an interactive
and dynamic virtual environment. The monitors developed educational content on Instagram, including
weekly infographics and direct interaction with students. The use of video lessons on YouTube and on-call
sessions via Zoom was implemented to review content before assessments. The results indicated a positive
reception from students concerning digital tools, reflected in satisfaction, engagement and improvement in
academic performance. The satisfaction survey and Instagram profile analysis highlighted the effectiveness
of these innovative approaches in the educational context.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
El artículo describe la implementación de estrategias innovadoras en la enseñanza de la disciplina
metabolismo de nutrientes en la Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pontificia
Universidad Católica de Rio Grande do Sul) en el primer semestre de 2023. La metodología envolvió la
integración de tecnologías educativas, como Instagram, YouTube y Zoom, en el aprendizaje académico, con
el objetivo de promover un entorno virtual interactivo y dinámico. Los monitores desarrollaron contenidos
educativos en Instagram, incluyendo infografías semanales e interacción directa con los estudiantes. Se
implementó el uso de videoclases en YouTube y sesiones de guardia vía Zoom para revisar contenidos antes
de las evaluaciones. Los resultados indicaron una recepción positiva por parte de los estudiantes en relación
a las herramientas digitales, reflejada en satisfacción, compromiso y mejora en el rendimiento académico.
La encuesta de satisfacción y el análisis de perfiles de Instagram resaltaron la efectividad de estos enfoques
innovadores en el contexto educativo.
Keywords in Portuguese
Educação a distânciaTecnologias da informação e da comunicação
Extensão universitária
Métodos pedagógicos
Nutrientes
Keywords
Distance educationInformation and communication technologies
University extension
Teaching methods; Nutrients
Keywords in Spanish
Formación a distanciaTecnologías de la información y las comunicaciones
Extensión universitaria
Método de enseñanza
Nutrientes
Share