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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/69371
COMPETÊNCIA CULTURAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Competencia cultural en Atención Primaria de Salud: una revisión integrativa
Atenção Primária à Saúde
Educação em saúde
Trabalho em saúde
Cuidados culturais
Atención Primaria de Salud
Educación para la salud
Trabajo en salud
Cuidados culturales
Alternative title
Cultural competence in Primary Health Care: an integrative reviewCompetencia cultural en Atención Primaria de Salud: una revisión integrativa
Author
Affilliation
Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Natal, RN, Brasil.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Natal, RN, Brasil.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Departamento de Psicologia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal de Juiz de Fora. Departamento de Psicologia. Instituto de Ciências Humanas. Juiz de Fora, MG, Brasil.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Natal, RN, Brasil.
Universidade Federal do Ceará. Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Fortaleza, CE, Brasil.
Universidade Federal do Delta do Parnaíba. Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Parnaíba, PI, Brasil.
Universidade Federal do Delta do Parnaíba. Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Parnaíba, PI, Brasil.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Natal, RN, Brasil.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Natal, RN, Brasil.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Departamento de Psicologia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal de Juiz de Fora. Departamento de Psicologia. Instituto de Ciências Humanas. Juiz de Fora, MG, Brasil.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Natal, RN, Brasil.
Universidade Federal do Ceará. Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Fortaleza, CE, Brasil.
Universidade Federal do Delta do Parnaíba. Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Parnaíba, PI, Brasil.
Universidade Federal do Delta do Parnaíba. Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Parnaíba, PI, Brasil.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Natal, RN, Brasil.
Abstract in Portuguese
Realizou-se revisão integrativa no Portal de Periódicos da Capes sobre competência cultural em articulação aos processos de educação, organização e gestão do trabalho na Atenção Primária à Saúde. Selecionaram-se 25 artigos, publicados, em sua maioria, em países Norte-globais (12). Somente 4 artigos têm origem latino-americana. As concepções de competência cultural articulam-se aos modelos de atenção à saúde. No Norte-global destaca-se o caráter individualista, privatista e biomédico dos cuidados culturais. No contexto latino-americano nota-se a preocupação com a diversidade cultural e as assimetrias entre grupos populacionais na prestação de cuidados em saúde. Mundialmente, as iniciativas de educação e formação do trabalhador para a oferta de cuidado culturalmente competente são frágeis. Tampouco se debate sobre os efeitos da organização e gestão do trabalho para favorecer reflexões e induzir práticas de cuidado considerando o pertencimento sociocultural dos grupos e populações.
Abstract
An integrative review was carried out in Capes Periodicals Portal on cultural competence in relation to the
processes of education, organization and management of work in Primary Health Care (PHC). Twentyfive articles were selected, most of which were published in global North countries (12). Only 4 articles
were from Latin America. Conceptions of cultural competence are linked to healthcare models. In the
global North, the individualistic, privatistic and biomedical nature of cultural care stands out. In the Latin
American context, there is concern about cultural diversity and asymmetries between population groups
in the provision of health care. Worldwide, initiatives to educate and train workers to provide culturally
competent care are fragile. Nor is there any debate about the effects of the organization and management
of work to encourage reflection and induce care practices that take into account the sociocultural belonging
of groups and populations.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
Se realizó una revisión integrativa en Portal de Publicaciones Periódicas de Capes sobre competencia
cultural en relación con los procesos de educación, organización y gestión del trabajo en Atención Primaria
de Salud (APS). Fueron seleccionados 25 artículos, la mayoría publicados en países del Norte global (12).
Sólo 4 artículos eran de América Latina. Las concepciones de la competencia cultural están vinculadas a
los modelos sanitarios. El Norte global destaca el carácter individualista, privatizado y biomédico de la
atención cultural. En el contexto latinoamericano, preocupan la diversidad cultural y las asimetrías entre
grupos de población. En el mundo, iniciativas de educación y capacitación de los trabajadores para que
presten una atención culturalmente competente son frágiles. Tampoco se debate sobre los efectos de la
organización y gestión del trabajo para fomentar la reflexión e inducir prácticas asistenciales que tengan en
cuenta la pertenencia sociocultural de grupos y poblaciones.
Keywords in Portuguese
Competência culturalAtenção Primária à Saúde
Educação em saúde
Trabalho em saúde
Cuidados culturais
Keywords in Spanish
Competencia culturalAtención Primaria de Salud
Educación para la salud
Trabajo en salud
Cuidados culturales
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