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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/69461
AVALIAÇÃO DO ACESSO DE PESSOAS COM DIABETES MELLITUS AOS SERVIÇOS DE SAÚDE ESPECIALIZADOS NO MUNICÍPIO DE RECIFE
Diabetes Mellitus
Serviços de Saúde --- org
COVID-19
Endocrinologistas
Encaminhamento e Consulta
Fatores Sociodemográficos
Perfil de Saúde
Demografia
Pesquisa sobre Serviços de Saúde
Inquéritos e Questionários
Pessoal de Saúde
Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde
Diabetes Mellitus
Serviços de Saúde
COVID-19
Endocrinologistas
Encaminhamento e Consulta
Fatores Sociodemográficos
Perfil de Saúde
Demografia
Pesquisa sobre Serviços de Saúde
Inquéritos e Questionários
Pessoal de Saúde
Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde
Garrido, Ana Carolina de Freitas Thé. | Date Issued:
2024
Advisor
Co-advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil.
Abstract in Portuguese
Acesso aos serviços de saúde é um direito universal e um grande desafio para os sistemas de saúde, globalmente. A pandemia da Covid-19 gerou interrupções na prestação de serviços em saúde em todo o mundo, em especial na assistência à saúde de pessoas com doenças crônicas não-transmissíveis (DCNT), dentre elas o diabetes mellitus (DM). Este estudo avaliou o acesso de usuários com DM a consultas especializadas em endocrinologia, na rede municipal de saúde do Recife, analisando o perfil sociodemográfico, o número de consultas agendadas e o tempo médio de espera, comparando os três primeiros anos antes (2017-2019) e durante a pandemia da Covid-19 (2020-2022), bem como buscou identificar falhas e vantagens do sistema de regulação (SISREG) e as principais barreiras e facilitadores ao acesso a consultas especializadas. Foi realizada uma etapa quantitativa, a partir da análise estatística de dados secundários do SISREG e uma etapa qualitativa, a partir de entrevistas semiestruturadas aplicadas a usuários, trabalhadores de saúde de uma unidade básica de saúde (UBS) e trabalhadores da central de regulação municipal, analisadas pelo método da análise de conteúdo. O roteiro das entrevistas e a escolha das categorias foram baseadas no modelo conceitual de Levesque para estudar o acesso à saúde. No período pandêmico, houve redução significativa de 22,2% no número de consultas agendadas, em paralelo a uma redução de 20% no tempo de espera pela consulta, com 91% dos agendamentos ocorrendo em até 2 meses, nos dois períodos analisados. As principais barreiras ao acesso, na visão dos usuários, foram a necessidade de ir à UBS para obter os dados do agendamento, a percepção de um prolongado tempo de espera pela consulta com o especialista e o fato de não receberem o aviso da consulta por mensagem de celular. Os profissionais apontaram: falhas no preenchimento das solicitações, o SISREG não mais se acomodar às necessidades da rede municipal, a falta de protocolos de regulação e a extrema centralização das unidades executoras. Como facilitadores, foram destacados pelos usuários: a introdução do aviso por mensagens de WhatsApp, a proximidade com o local da consulta e a satisfação com o atendimento do especialista, enquanto para os profissionais, foram facilitadores o aumento na bancada de médicos reguladores, a completa oferta do serviço de média complexidade dentro da rede própria do município. Para pessoas com diabetes, no município do Recife, houve redução no agendamento de consultas em endocrinologia no período pandêmico, em paralelo a uma diminuição do tempo médio de espera por tais consultas. Entender as principais barreiras e facilitadores a este acesso pode direcionar o monitoramento e auxiliar na tomada de decisões dos gestores e na fiscalização do cumprimento das políticas públicas..
Abstract
Access to health services is a universal right and a major challenge for health systems globally. The Covid-19 pandemic generated interruptions in the provision of health services around the world, especially in health care for people with chronic non communicable diseases (NCDs), including diabetes mellitus (DM). This study evaluated the access of users with DM to endocrinology consultations, in the Recife municipal health network, analyzing the sociodemographic profile, the number of scheduled consultations and the average waiting time, comparing the first three years before (2017-2019) and during the Covid-19 pandemic (2020-2022), as well as seeking to identify flaws and advantages of the regulation system (SISREG) and the main barriers and facilitators to access to specialized consultations. A quantitative stage was carried out, based on the statistical analysis of secondary data from SISREG and a qualitative stage, based on semi-structured interviews applied to users, health workers from a basic health unit (BHU) and workers from the municipal regulation center, analyzed using the content analysis method. The interview script and the choice of categories were based on Levesque's conceptual model for studying access to health. During the pandemic period, there was a significant reduction of 22.2% in the number of scheduled appointments, in parallel with a 20% reduction in the waiting time for appointments, with 91% of then occurring within 2 months, in the two periods analyzed. The main barriers to access, in the users' view, were the need to go to the BHU to obtain scheduling data, the perception of a prolonged waiting time for an appointment with the specialist and the fact that they did not receive notification of the appointment by cell phone message. The professionals pointed out: failures in filling out requests, SISREG no longer adapting to the needs of the municipal network, the lack of regulatory protocols and the extreme centralization of executing units. As facilitators, the following were highlighted by users: the introduction of notice via WhatsApp messages, proximity to the consultation location, satisfaction with the specialist's care. For professionals, facilitators were the increase in the number of regulatory doctors, the complete offering a medium complexity service within the municipality’s own network. For people with diabetes, in the city of Recife, there was a reduction in the scheduling of endocrinology consultations during the pandemic period, in parallel with a decrease in the average waiting time for such consultations. Understanding the main barriers and facilitators to this access can guide monitoring and assist in decision making by managers and in monitoring compliance with public policies..
Keywords in Portuguese
Acessibilidade aos Serviços de SaúdeDiabetes Mellitus
Serviços de Saúde --- org
COVID-19
Endocrinologistas
Encaminhamento e Consulta
Fatores Sociodemográficos
Perfil de Saúde
Demografia
Pesquisa sobre Serviços de Saúde
Inquéritos e Questionários
Pessoal de Saúde
Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde
DeCS
Acessibilidade aos Serviços de SaúdeDiabetes Mellitus
Serviços de Saúde
COVID-19
Endocrinologistas
Encaminhamento e Consulta
Fatores Sociodemográficos
Perfil de Saúde
Demografia
Pesquisa sobre Serviços de Saúde
Inquéritos e Questionários
Pessoal de Saúde
Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde
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