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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/69471
O ENFRENTAMENTO À COVID-19 NOS PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA EM SAÚDE DA FAMÍLIA DA FIOCRUZ: UMA ANÁLISE A PARTIR DO AGIR COMUNICATIVO-PEDAGÓGICO
Educação Popular
Agir Comunicativo
Formação
Atenção Primária em Saúde
Atenção Primária à Saúde
Educação da População
Capacitação Profissional
Pesquisa Qualitativa
Popular Education
Communicative Action
Training
Primary Health Care
Matielo, Etel | Date Issued:
2024
Alternative title
Approach Covid-19 in Fiocruz Family Health Residency Programs: an analysis based on communicative-pedagogical actionAuthor
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Essa pesquisa aborda a Covid-19 na atenção primária e seu enfrentamento a partir dos programas de a atenção primária residência em saúde da família e atenção básica da Fiocruz. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritivo-exploratória, sobre o enfrentamento à pandemia da Covid-19 realizada em quatro cidades que tem programas de residência em saúde da família ou atenção básica da Fiocruz: Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Campo Grande (MS) e Salvador (BA). Seu objetivo geral foi: Analisar como os Programas de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Fiocruz se organizaram para o enfrentamento à Covid-19 à luz do agir comunicativo pedagógico. Sendo os objetivos específicos: Elaborar uma categoria teórica que articule a ação comunicativa de Habermas e a pedagogia libertadora de Paulo Freire para analisar os processos formativos das residências em saúde da família; Identificar os principais problemas dos serviços de Atenção Básica no contexto da Covid-19, especificamente nas unidades que constituem prática das Residências Multiprofissionais em Saúde da Família da Fiocruz; Sistematizar as ações, iniciativas e contribuições da Atenção Básica desenvolvidas pelas equipes de residentes, e demais profissionais, durante a pandemia Covid-19, nas unidades que constituem prática das Residências Multiprofissionais em Saúde da Família da Fiocruz; Compreender como as comunidades, em articulação com os programas de residência e serviços, se organizaram para o enfrentamento à Covid-19; Refletir, a partir do agir comunicativo-pedagógico sobre o trabalho na AB e a formação de profissionais de saúde nas residências multiprofissionais em situações pandêmicas A coleta de dados foi realizada entre outubro de 2023 e outubro de 2024 e consistiu em análise documental de 22 trabalhos de conclusão de residência, 26 entrevistas e 52 questionários. A análise dos resultados obtidos está pautada na perspectiva hermenêutico-dialética, ancorada no referencial de Habermas e Freire. Este enfoque tem a linguagem como seu núcleo central, buscando fazer uma síntese entre processos compreensivos e críticos de um objeto estudo que é histórico, portanto, complexo e contraditório. Foram encontradas quatro unidades de análise que se entrelaçam: Agir comunicativo-pedagógico na defesa da democracia, da ciência e do SUS; Residentes na Linha de Frente: desafios e aprendizados da pandemia; O SUS como Escola: desafios de uma formação em Ato; A participação da comunidade no enfrentamento às vulnerabilidades agudizadas pela Covid-19. Entre seus resultados destacam-se os aprendizados e a resiliência da APS, potencializada pelos programas de residência no enfrentamento à Covid-19, a assertividade das ações desenvolvidas a partir do agir comunicativo dialógico, como contraponto ao negacionismo e às fake News, e na defesa do SUS, a integração ensino-serviço e a potência e criatividade das atividades desenvolvidas na interação entre residentes, trabalhadores e comunidades no enfrentamento às vulnerabilidades agudizada pela Covid-19.
Abstract
his doctoral research addresses the response to Covid-19 within primary health care through the lens of the Family Health and Primary Care Residency Programs from Fiocruz. It is a qualitative, descriptive-exploratory study conducted in four cities with Fiocruz residency programs in family health or primary care: Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Campo Grande (MS), and Salvador (BA). The general objective was to analyze how the Multiprofessional Residency Programs in Family Health from Fiocruz were organized to tackle Covid-19, guided by the framework of communicative-pedagogical action. Specific objectives included: to develop a theoretical category that integrates Habermas's communicative action and Paulo Freire's liberating pedagogy to analyze the formative processes within the residency programs; to identify key challenges faced by primary care services in the Covid-19 context, particularly in units hosting the residencies; to systematize actions, initiatives, and contributions of primary care led by residents and professionals during the pandemic; to understand how communities, in conjunction with residency programs and services, mobilized to confront Covid-19; and to reflect on communicative-pedagogical action in primary care work and professional training within multiprofessional residencies in pandemic scenarios Data collection, conducted between October 2023 and October 2024, involved the analysis of 22 residency final projects, 26 interviews, and 52 questionnaires. The results were analyzed from a hermeneutic-dialectical perspective, grounded in Habermas's and Freire's frameworks, focusing on language as a central element to synthesize comprehensive and critical processes within the study's historical and complex subject matter. Four interconnected analytical units emerged: communicativepedagogical action in defense of democracy, science, and SUS; residents on the frontlines: challenges and lessons of the pandemic; SUS as a school: the challenges of training in action; and community participation in addressing vulnerabilities exacerbated by Covid-19. Key findings highlighted the resilience and adaptability of primary health care, strengthened by residency programs in combating Covid-19, the effectiveness of dialogic communicative actions countering denialism and fake news while defending SUS, and the innovative and impactful integration of education and service through the collaborative efforts of residents, workers, and communities in mitigating pandemic-induced vulnerabilities.
Keywords in Portuguese
COVID-19Educação Popular
Agir Comunicativo
Formação
Atenção Primária em Saúde
DeCS
COVID-19Atenção Primária à Saúde
Educação da População
Capacitação Profissional
Pesquisa Qualitativa
Popular Education
Communicative Action
Training
Primary Health Care
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