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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/69479
TRANSTORNOS MENTAIS COMUNS ENTRE ESTUDANTES DE MEDICINA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO SERTÃO PERNAMBUCANO: PREVALÊNCIA E FATORES ASSOCIADOS
Prevalência
Estudantes de Medicina
Saúde mental
Promoção da Saúde
Fatores Sociodemográficos
Determinantes Sociais da Saúde
Perfil de Saúde
Correlação de Dados
Academias e Institutos
Estudos Transversais
epidemiol
Prevalência
Estudantes de Medicina
Saúde mental
Promoção da Saúde
Fatores Sociodemográficos
Determinantes Sociais da Saúde
Perfil de Saúde
Correlação de Dados
Academias e Institutos
Estudos Transversais
Brasil
Cavalcante, Roanna Clícia Moreira Béda | Date Issued:
2024
Co-advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil.
Abstract in Portuguese
Os transtornos mentais comuns (TMC), também chamados antigamente de transtornos mentais menores, representam os quadros mais frequentes de transtorno mental com uma prevalência estimada de 9 a 12% da população mundial. Embora apresentem menor gravidade quando comparados com outros grupos de transtornos mentais, provocam prejuízo significativo nos relacionamentos e na qualidade de vida de seus portadores. Eles têm maior chance de surgir pela primeira vez no início da vida adulta, principalmente no período universitário. Estudos que investigam a prevalência de transtornos mentais comuns entre estudantes têm demonstrado valores mais elevados do que na população em geral, especialmente entre estudantes de medicina. Os resultados encontrados em estudos brasileiros apontam uma prevalência entre 30% a 50% de algum tipo de transtorno mental comum nesse público. Com a expansão de cursos de medicina e ampliação da cobertura da atenção médica no país, o fenômeno do adoecimento tende a crescer e exigirá do campo da educação médica a realização de mais pesquisas para compreender e intervir junto a essa problemática. O objetivo deste trabalho foi analisar a prevalência de transtornos mentais comuns entre estudantes de medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF (PE) e os fatores associados. Tratou-se de um estudo transversal e descritivo, com abordagem quantitativa, realizado de janeiro a maio de 2024, com 273 alunos do primeiro ao décimo segundo semestre do curso de medicina. Foram coletados dados socioeconômicos, informações sobre o curso e sobre a rede de apoio social. Para o rastreamento de TMC foi utilizado o Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20). A prevalência de TMC encontrada foi de 67,4%. Os TMC apresentaram-se associados (p < 0,05) a receber suporte financeiro suficiente, mas que não sobrava para lazer, considerar o desempenho no curso como ruim ou regular, sentir cansaço durante os turnos de aula, autocobrança excessiva, sentir muita pressão dos professores e não praticar atividade de lazer na frequência desejada. Os resultados demonstraram elevada prevalência de TMC, maior na presente amostra do que em outros estudos com estudantes dos cursos de medicina, o que reforça a tendência de aumento dos transtornos nesse público e a necessidade de ampliar as pesquisas sobre esse tema, explorando as causas do adoecimento mental, consequências e possíveis intervenções voltadas para a promoção da saúde mental dos estudantes, auxiliando na implementação de programas de apoio e prevenção, melhorando a qualidade de vida e a formação desses futuros profissionais da saúde..
Abstract
Common mental disorders (CMD), also formerly called minor mental disorders, represent the most common mental disorders with an estimated prevalence of 9 to 12% of the world population. Although they are less severe when compared to other groups of mental disorders, they cause significant damage to relationships and the quality of life of their sufferers. They are more likely to appear for the first time in early adulthood, especially during university. Studies investigating the prevalence of common mental disorders among students have demonstrated higher values than in the general population, especially among medical students. The results found in Brazilian studies indicate a prevalence of between 30% and 50% of some type of mental disorder common in this population. With the expansion of medical courses and expansion of medical care coverage in the country, the phenomenon of illness tends to grow and will require the field of medical education to carry out more research to understand and intervene with this problem. The objective of this work was to analyze the prevalence of common mental disorders among medical students at the Federal University of Vale do São Francisco – UNIVASF (PE) and the associated factors. This was a cross-sectional and descriptive study, with a quantitative approach, carried out from January to May 2024, with 273 students from the first to the twelfth semester of the medical course. Socioeconomic data, information about the course and the social support network were collected. For CMD screening, the Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20) was used. The prevalence of CMD found was 67.4%. CMDs were associated (p < 0.05) with receiving sufficient financial support, but not enough for leisure, considering course performance as poor or average, feeling tired during class shifts, excessive self-demand, feeling a lot of pressure from teachers and not practicing leisure activities as often as desired. The results demonstrated a high prevalence of CMD, higher in the present sample than in other studies with medical students, which reinforces the tendency for disorders to increase in this population and the need to expand research on this topic, exploring the causes of CMD. mental illness, consequences and possible interventions aimed at promoting students' mental health, helping to implement support and prevention programs, improving the quality of life and training of these future health professionals..
Keywords in Portuguese
Transtornos Mentais --- epidemiolPrevalência
Estudantes de Medicina
Saúde mental
Promoção da Saúde
Fatores Sociodemográficos
Determinantes Sociais da Saúde
Perfil de Saúde
Correlação de Dados
Academias e Institutos
Estudos Transversais
DeCS
Transtornos Mentaisepidemiol
Prevalência
Estudantes de Medicina
Saúde mental
Promoção da Saúde
Fatores Sociodemográficos
Determinantes Sociais da Saúde
Perfil de Saúde
Correlação de Dados
Academias e Institutos
Estudos Transversais
Brasil
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