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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/69490
PROFAE E LÓGICA NEOLIBERAL: ESTREITAS RELAÇÕES
Alternative title
Profae and neoliberal logic: close relationsAffilliation
Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Cascavel, PR, Brasil / Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Cascavel, PR, Brasil / Universidade Estadual de Maringá. Maringá, PR, Brasil.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Cascavel, PR, Brasil / Universidade Estadual de Maringá. Maringá, PR, Brasil.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Cascavel, PR, Brasil / Universidade Estadual de Maringá. Maringá, PR, Brasil.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Cascavel, PR, Brasil / Universidade Estadual de Maringá. Maringá, PR, Brasil.
Abstract in Portuguese
O Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem (Profae) representa, desde 2000, a principal política do Ministério da Saúde (MS) voltada para a qualificação da força de trabalho do setor. Sem negar tal condição, o esforço analítico deste artigo é guiado pelo exercício de compreensão do Profae a partir da sua condição de política social formulada e implementada em função dos preceitos e prescrições gerenciais típicos do Estado capitalista reformado segundo a orientação neoliberal. Este esforço constitui o objetivo principal deste trabalho. Inicialmente, o Profae é considerado a partir de sua visibilidade social, expressa na forma de projeto voltado para a qualificação de profissionais da área de enfermagem. Em seguida, a partir de uma breve contextualização dos dilemas em torno da formação desses profissionais no Brasil, problematiza-se a possibilidade de o Profae servir, efetivamente, de instrumento para a reversão dessa precariedade formativa. Este movimento permite buscar as mediações do Profae com a tipificação imposta às políticas de caráter neoliberal em curso e com as formas de privatização do fundo público, consideradas aqui como mecanismos implícitos ao seu financiamento. Por fim, são expostas reflexões acerca da instrumentalidade política e econômica do Profae, para além de sua aparência de simples projeto de profissionalização dos trabalhadores da área de enfermagem.
Abstract
The Professionalisation Project for Nurse
Practitioners represents the Ministry of Health’s main
educational policy for such labour force since 2000.
Granted this condition, the analytical effort of this
article is to understand Profae as a social policy
formulated and implemented by management precepts and prescriptions typical of the neoliberal capitalist State. This is the main objetive of this paper.
Firstly, the social visibility of Profae – considered as
a project geared towards the educational training of
nurse practitioners – will be examined. After that,
the dilemmas that surround the formation of these
professionals in Brazil will be briefly presented,
followed by a discussion on the actual possibility of
Profae serving as an instrument to revert the deficiencies in this formation. This allows us to seek the
mediation between Profae and the typification imposed on the current neoliberal policies, as well as the
privatisation forms of public funds, seen as implicit
mechanisms for their financing. Finally, the political
and economic instrumentality of Profae, beyond its
aspect of a mere professionalisation project for nurse
practitioners, is examined.
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