Author | Barros, Maria Elizabeth | |
Author | Zorzal, Dorotéia Carlini | |
Author | Almeida, Fernanda Silva De | |
Author | Iglesias, Roberta Zacché | |
Author | Abreu, Vivian Gomes Vieira de | |
Access date | 2025-04-08T23:46:12Z | |
Available date | 2025-04-08T23:46:12Z | |
Document date | 2007 | |
Citation | BARROS, Maria Elizabeth; ZORZAL, Dorotéia Carlini; ALMEIDA, Fernanda Silva de; IGLESIAS, Roberta Zacché; ABREU, Vivian Gomes Vieira de. Saúde e trabalho docente: a escola como produtora de novas formas de vida. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 5, n. 1, p. 1-21, 2007. | en_US |
ISSN | 1678-1007 | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/69495 | |
Description | Trabalho, Educação e Saúde é uma revista científica editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz. Destina-se à publicação, com periodicidade quadrimestral, de debates, análises e investigações, de caráter teórico ou aplicado, sobre temas relacionados à educação no campo da saúde. A formação e a qualificação profissional e o processo de trabalho na saúde constituem temáticas centrais à revista. Neste sentido, busca atuar na consolidação da Educação como uma área de conhecimento no campo da saúde, além de contribuir para qualificar as práticas educativas específicas desse campo. Lançada em março de 2003, desde 2021 a revista adota a publicação contínua com um volume anual, sem fascículos. O autor deste artigo não possui vínculo com a Fiocruz. | en_US |
Abstract in Portuguese | O artigo tem como tema as articulações saúde-trabalho docente. Apresenta uma experiência vivida numa escola municipal da rede de ensino da cidade de Vitória, no Espírito Santo. Pauta-se nas abordagens de G. Canguilhem, na ergonomia de linhagem francesa e na ergologia para realizar o processo de pesquisa-intervenção. Parte do princípio de que o vivido na escola afirma a perspectiva segundo a qual saúde é possibilidade de produzir novas normas, ou seja, novas formas de vida. Nessa direção de análise, buscou criar espaços de diálogo e tensionamento na escola para que outros modos de trabalhar, favorecedores de saúde, pudessem se instituir. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Fiocruz/EPSJV | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Cotidiano escolar | en_US |
Subject in Portuguese | Psicologia | en_US |
Subject in Portuguese | Saúde | en_US |
Title | Saúde e trabalho docente: a escola como produtora de novas formas de vida | en_US |
Alternative title | Teaching and health: the school as producer of new forms of life | en_US |
Type | Article | en_US |
DOI | 10.1590/S1981-77462007000100005 | |
Abstract | This article focuses on the relationship
between teaching and health. It presents an experience in a public school in Vitória, Espírito Santo.
The intervention research was based on the ideas
of G. Canguilhem, on French ergonomics, and on
ergology. Its basic premise is that experience at
school confirms the concept that health is the possibility of producing new norms, that is, new
forms of life. In this sense, the research sought to
produce dialogue and tension at school so that
other health-promoting modes of work could be
implemented. | en_US |
Affilliation | Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, ES, Brasil / Universidade Gama Filho. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, ES, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, ES, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, ES, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, ES, Brasil | en_US |
Subject | Daily school life | en_US |
Subject | Psychology | en_US |
Subject | Health | en_US |
DeCS | Docentes | en_US |
DeCS | Atividades Cotidianas | en_US |
DeCS | Psicologia | en_US |
DeCS | Promoção da Saúde | en_US |