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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/69495
SAÚDE E TRABALHO DOCENTE: A ESCOLA COMO PRODUTORA DE NOVAS FORMAS DE VIDA
Alternative title
Teaching and health: the school as producer of new forms of lifeAuthor
Affilliation
Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, ES, Brasil / Universidade Gama Filho. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, ES, Brasil.
Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, ES, Brasil.
Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, ES, Brasil.
Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, ES, Brasil
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Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, ES, Brasil.
Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, ES, Brasil.
Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, ES, Brasil
Abstract in Portuguese
O artigo tem como tema as articulações saúde-trabalho docente. Apresenta uma experiência vivida numa escola municipal da rede de ensino da cidade de Vitória, no Espírito Santo. Pauta-se nas abordagens de G. Canguilhem, na ergonomia de linhagem francesa e na ergologia para realizar o processo de pesquisa-intervenção. Parte do princípio de que o vivido na escola afirma a perspectiva segundo a qual saúde é possibilidade de produzir novas normas, ou seja, novas formas de vida. Nessa direção de análise, buscou criar espaços de diálogo e tensionamento na escola para que outros modos de trabalhar, favorecedores de saúde, pudessem se instituir.
Abstract
This article focuses on the relationship
between teaching and health. It presents an experience in a public school in Vitória, Espírito Santo.
The intervention research was based on the ideas
of G. Canguilhem, on French ergonomics, and on
ergology. Its basic premise is that experience at
school confirms the concept that health is the possibility of producing new norms, that is, new
forms of life. In this sense, the research sought to
produce dialogue and tension at school so that
other health-promoting modes of work could be
implemented.
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