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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/69531
TRABALHO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO ATENDENTE DE CONSULTÓRIO DENTÁRIO E DO TÉCNICO EM HIGIENE DENTAL
Auxiliares em odontologia
Curso de nível técnico
Expectativas profissionais
Alternative title
Work and professional qualifications of dentist office attendants and of dental hygiene techniciansAffilliation
Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas. Centro Técnico Educacional. São Paulo, Brasil / Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia. São Paulo, SP, Brasil / Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação. São Paulo, SP, Brasil.
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação. Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação. São Paulo, SP, Brasil / Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. São Paulo, SP, Brasil.
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação. Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação. São Paulo, SP, Brasil / Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. São Paulo, SP, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este artigo analisa a formação de egressos dos cursos de atendente de consultório dentário (ACD) e de técnico em higiene dental (THD), procurando compreender a importância dos cursos técnicos na melhoria do desempenho profissional, da renda individual e familiar, assim como a sua importância para uma melhor inserção no mercado de trabalho. Mostra que, apesar das deficiências assinaladas pelos egressos, a escola os qualificou adequadamente para o desempenho de suas funções. No entanto, as dificuldades por eles encontradas em termos de representação coletiva, a falta de prestígio social e a baixa credibilidade e respeito profissional que lhes consagram os cirurgiões-dentistas permanecem como problemas a serem enfrentados. A falta de legitimidade profissional que ainda os caracteriza faz com que os auxiliares da odontologia fiquem à mercê das oscilações do mercado de trabalho e das políticas de saúde. O artigo sustenta que a regulamentação dessas categorias de trabalhadores pode significar proteção técnica e ética, evitando a formação de monopólios profissionais e assegurando normas de eqüidade e justiça sociais para os profissionais da saúde bucal.
Abstract
This article analyzes the qualifications of
dental office attendant (DOA) and dental hygiene
technician (DHT) graduates, seeking to understand the importance technical courses have not
only in improving their professional performance,
individual and family incomes, but also their
impact on these professionals’ better placement in
the work market. It shows that, despite the deficiencies these graduates mention, their schooling
qualified them appropriately to perform their
duties. However, the difficulties these professionals
face in terms of collective representation, the lack
of social prestige, and the low levels of professional
credibility and respect they get from dentists
remain hurdles to be faced. The lack of professional
legitimacy that characterizes their work causes
dental care assistance workers to be at the mercy
of work market and health policy oscillations. The
article claims that regulating these worker categories may not only lead to technical and ethical
protection and to preventing professional monopoly formation, but also ensure social equality and
justice norms for oral health professionals.
Keywords in Portuguese
Educação profissionalAuxiliares em odontologia
Curso de nível técnico
Expectativas profissionais
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