Author | Carvalho, Flávia Emilie Heimovski de | |
Author | Aredes, Janaína de Souza | |
Author | Toledo Junior, Antonio | |
Access date | 2025-04-10T19:37:35Z | |
Available date | 2025-04-10T19:37:35Z | |
Document date | 2025 | |
Citation | DE CARVALHO, Flávia Emilie Heimovski; DE SOUZA AREDES, Janaína; TOLEDO JUNIOR, Antônio. Avaliações: percepções de alunos e professores de um curso de medicina. Revista Aaracê, v. 7, n. 2, p. 6534-6549, 2025. | en_US |
ISSN | 2358-2472 | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/69551 | |
Abstract in Portuguese | O objetivo deste estudo foi compreender as percepções de alunos e professores em relação às avaliações enquanto parte do processo ensino-aprendizagem. Trata-se de estudo qualitativo baseado em entrevistas semiestruturadas de sete alunos e seis professores. Utilizou-se a técnica de análise de conteúdo na classificação dos dados e o referencial teórico-metodológico da antropologia hermenêutica na interpretação. Observou-se desvalorização das provas teóricas e a preferência por instrumentos de domínio psicomotor e afetivo. Um achado inesperado foi a ansiedade relacionada às avaliações, com percepção negativa pelos alunos e positiva pelos professores. A avaliação é parte fundamental do processo ensino-aprendizagem e deve incluir os diferentes domínios, incluindo o cognitivo, para ser fidedigna. Apesar da percepção positiva do processo de avaliação, a desvalorização das avaliações cognitivas e a ansiedade associadas ao processo avaliativo são pontos de alerta que precisam ser analisados de forma mais aprofundada. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | New Science Publishers. | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Educação Médica | en_US |
Subject in Portuguese | Estudantes de Medicina | en_US |
Subject in Portuguese | Docente de Medicina | en_US |
Subject in Portuguese | Avaliação Educacional | en_US |
Subject in Portuguese | Ansiedade aos Exames | en_US |
Title | Avaliações: percepções de alunos e professores de um curso de medicina. | en_US |
Alternative title | Assessments: perceptions of students and teachers in a medical course. | en_US |
Type | Article | en_US |
DOI | 10.56238/arev7n2-119 | |
Affilliation | Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves. São João Del Rei, MG, Brasil. | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil. | en_US |
Affilliation | UNIFENAS. Belo Horizonte, MG, Brasil. | en_US |