Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/69551
AVALIAÇÕES: PERCEPÇÕES DE ALUNOS E PROFESSORES DE UM CURSO DE MEDICINA.
Estudantes de Medicina
Docente de Medicina
Avaliação Educacional
Ansiedade aos Exames
Alternative title
Assessments: perceptions of students and teachers in a medical course.Affilliation
Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves. São João Del Rei, MG, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil.
UNIFENAS. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil.
UNIFENAS. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Abstract in Portuguese
O objetivo deste estudo foi compreender as percepções de alunos e professores em relação às avaliações enquanto parte do processo ensino-aprendizagem. Trata-se de estudo qualitativo baseado em entrevistas semiestruturadas de sete alunos e seis professores. Utilizou-se a técnica de análise de conteúdo na classificação dos dados e o referencial teórico-metodológico da antropologia hermenêutica na interpretação. Observou-se desvalorização das provas teóricas e a preferência por instrumentos de domínio psicomotor e afetivo. Um achado inesperado foi a ansiedade relacionada às avaliações, com percepção negativa pelos alunos e positiva pelos professores. A avaliação é parte fundamental do processo ensino-aprendizagem e deve incluir os diferentes domínios, incluindo o cognitivo, para ser fidedigna. Apesar da percepção positiva do processo de avaliação, a desvalorização das avaliações cognitivas e a ansiedade associadas ao processo avaliativo são pontos de alerta que precisam ser analisados de forma mais aprofundada.
Keywords in Portuguese
Educação MédicaEstudantes de Medicina
Docente de Medicina
Avaliação Educacional
Ansiedade aos Exames
Share