Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/69553
HISTÓRIA, CAMINHO E HORIZONTE: A ANÁLISE DO DISCURSO CRÍTICA LATINO-AMERICANACOMO REFERENCIAL DE PESQUISA E PARA PESQUISAR.
Transformação Social
Colonialidade do Saber
Teorias Pós-coloniais
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este artigo explora a Análise do Discurso Crítica Latino-Americana (ADC-LA), destacando-a como um referencial metodológico contra-hegemônico para pesquisas sobre discursos. Partindo da Teoria Social do Discurso de Fairclough e de seus desdobramentos, o estudo apresenta uma perspectiva decolonial centrada na América Latina, abordando as colonialidades do poder, saber e ser que permeiam as práticas discursivas. A ADC-LA é proposta como uma ferramenta de transformação social, integrando conceitos como a quilombagem crítica e epistemes afroperspectivistas. Ao exemplificar sua aplicação em contextos acadêmicos e sociais, o artigo argumenta pela relevânciade epistemologias plurais para superar a dependência de teorias eurocentradas. Com isso, a ADC-LA é concebida como um caminho para desconstruir hierarquias de saber e fomentar análises maisinclusivas, alinhadas às realidades locais e às demandas de grupos historicamente subalternizados.
Abstract
This article explores Latin American Critical Discourse Analysis (LA-CDA), highlighting it as counter-hegemonic methodological framework for discourse research. Building on Fairclough's Social Theory of Discourse and its developments, the study presents a decolonial perspective centered on Latin America, addressing the colonialities of power, knowledge, and being that permeate discursive practices. LA-CDA is proposed as a tool for social transformation, integrating concepts such as critical quilombism and Afro-perspectivist epistemologies. By exemplifying its application in academic and social contexts, the article argues for the relevance of plural epistemologies to overcome dependency on Eurocentric theories. Thus, LA-CDA is conceived as a path to dismantle knowledge hierarchies and promote more inclusive analyses aligned with local realities and the demands of historically marginalized groups.
Keywords in Portuguese
Epistemologias PluraisTransformação Social
Colonialidade do Saber
Teorias Pós-coloniais
Share