Author | Frigotto, Gaudêncio | |
Access date | 2025-04-10T23:58:39Z | |
Available date | 2025-04-10T23:58:39Z | |
Document date | 2007 | |
Citation | FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação profissional e capitalismo dependente: o enigma da falta e sobra de profissionais qualificados. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 5, n. 3, p. 521-536, nov. 2007/fev. 2008. | en_US |
ISSN | 1678-1007 | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/69558 | |
Description | Trabalho, Educação e Saúde é uma revista científica editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz. Destina-se à publicação, com periodicidade quadrimestral, de debates, análises e investigações, de caráter teórico ou aplicado, sobre temas relacionados à educação no campo da saúde. A formação e a qualificação profissional e o processo de trabalho na saúde constituem temáticas centrais à revista. Neste sentido, busca atuar na consolidação da Educação como uma área de conhecimento no campo da saúde, além de contribuir para qualificar as práticas educativas específicas desse campo. Lançada em março de 2003, desde 2021 a revista adota a publicação contínua com um volume anual, sem fascículos. O autor deste artigo não possui vínculo com a Fiocruz. | en_US |
Abstract in Portuguese | O objetivo deste texto é debater a reforma da educação profissional e seu ajuste às relações sociais de produção capitalista. O texto enfatiza, inicialmente, como os espaços da produção teórica e da ação política se relacionam e se diferenciam e, a seguir, como, na impossibilidade de resolver o conflito indivíduo e sociedade mercantil, o pensamento liberal efetiva um deslocamento da teoria econômica liberal para a doutrina neoliberal. É neste contexto que ganham compressão a reforma da educação profissional na década de 1990 e o deslocamento dos conceitos de qualificação e emprego para as noções de competência e empregabilidade. Por fim, o texto busca analisar a especificidade da reforma da educação profissional em países como o Brasil, de capitalismo dependente e desenvolvimento desigual e combinado. Especificidade esta que impede ao pensamento liberal e neoliberal superar a visão dualista e fixar-se em chavões como o que está atualmente corrente - o do 'apagão' de profissionais qualificados para dar conta às demandas do mercado de trabalho. Ao contrário, o texto busca analisar a aparente contradição entre a real falta de mão-de-obra qualificada e, ao mesmo tempo, a sobra com o êxodo para o mercado internacional dos jovens melhor qualificados. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Fiocruz/EPSJV | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Educação profissional | en_US |
Subject in Portuguese | Competência | en_US |
Subject in Portuguese | Empregabilidade | en_US |
Subject in Portuguese | Capitalismo dependente | en_US |
Subject in Portuguese | Contradições | en_US |
Title | Educação profissional e capitalismo dependente: o enigma da falta e sobra de profissionais qualificados | en_US |
Alternative title | Professional education and dependent capitalism: the enigma of the lack and excess of qualified professionals | en_US |
Type | Article | en_US |
DOI | 10.1590/S1981-77462007000300011 | |
Abstract | The purpose of this article is to debate professional education reforms and its adjustment to the
social relations developed in capitalistic production.
Initially, the text highlights how the theoretical production and political action spheres interrelate and
differ from each other and, then, how, when it is impossible to solve the conflict between the individual
and the consumer society, the liberal mindset transports the liberal economic theory to the neoliberal
doctrine. It is in this context that not only the professional education reform undertaken in the 1990’s, but
the qualification and job concept movement to the
competency and employability spheres become more
compact. Finally, the text seeks to analyze professional education reform specificities in countries such as
Brazil, where capitalism is dependent and development unequal and concerted. Such specificity keeps
liberal and neoliberal thought from overcoming the
dualistic view and leads to the establishment of
clichés such as the current lack of qualified professionals to deal appropriately with the market demands. On the contrary, the text seeks to analyze the
apparent contradiction between the lack of qualified
labor and, meanwhile, the excess that causes the exodus of better-qualified young people to the international market. | en_US |
Affilliation | Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ, Brasil / Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil. | en_US |
Subject | Professional education | en_US |
Subject | Competency | en_US |
Subject | Employability | en_US |
Subject | Dependent capitalism | en_US |
Subject | Contradictions | en_US |
DeCS | Educação Profissionalizante | en_US |
DeCS | Competência Profissional | en_US |
DeCS | Emprego | en_US |
DeCS | Capitalismo | en_US |