Author | Saupe, Rosita | |
Author | Cutolo, Luiz Roberto Agea | |
Author | Sandri, Juliana Vieira de Araújo | |
Access date | 2025-04-11T19:39:00Z | |
Available date | 2025-04-11T19:39:00Z | |
Document date | 2007 | |
Citation | SAUPE, Rosita; CUTOLO, Luiz Roberto Agea; SANDRI, Juliana Vieira de Araújo. Construção de descritores para o processo de educação permanente em atenção básica. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 5, n. 3, p. 433-452, nov. 2007/fev. 2008. | en_US |
ISSN | 1678-1007 | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/69597 | |
Description | Trabalho, Educação e Saúde é uma revista científica editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz. Destina-se à publicação, com periodicidade quadrimestral, de debates, análises e investigações, de caráter teórico ou aplicado, sobre temas relacionados à educação no campo da saúde. A formação e a qualificação profissional e o processo de trabalho na saúde constituem temáticas centrais à revista. Neste sentido, busca atuar na consolidação da Educação como uma área de conhecimento no campo da saúde, além de contribuir para qualificar as práticas educativas específicas desse campo. Lançada em março de 2003, desde 2021 a revista adota a publicação contínua com um volume anual, sem fascículos. O autor deste artigo não possui vínculo com a Fiocruz. | en_US |
Abstract in Portuguese | Educação permanente e atenção básica fazem parte do sistema de saúde brasileiro desde suas origens. Recentemente estas políticas públicas foram atualizadas, gerando um movimento inovador de construção de conhecimento visando apoiar sua implementação e consolidação. Este estudo, através de uma metodologia quantitativa, procurou evidenciar os principais descritores que devem orientar os processos de educação permanente em atenção básica. O método é originário da Universidade da Carolina do Norte. É desenvolvido em duas etapas. Os dados apresentados neste artigo dizem respeito à primeira etapa, que inclui as seguintes fases: elaboração de um diagrama com todos os componentes a serem avaliados; sua análise por um grupo de especialistas, indicando o que deve ser mantido, retirado ou incluído; avaliação por juízes, utilizando escala Likert de 1 a 5; verificação da concordância entre os juízes. O diagrama foi decomposto em quatro dimensões, procurando responder as seguintes questões: para quem? - audiências ou população alvo; o quê? - módulos de conteúdos e experiências de aprendizagem; para quê? - competências a serem desenvolvidas; e como? - metodologia a ser priorizada. Os resultados evidenciaram a procedência dos descritores propostos e avaliados, constituindo em material que pode contribuir para a tomada de decisão sobre educação permanente em atenção básica. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Fiocruz/EPSJV | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Atenção primária à saúde | en_US |
Subject in Portuguese | Educação permanente | en_US |
Subject in Portuguese | Descritores | en_US |
Title | Construção de descritores para o processo de educação permanente em atenção básica | en_US |
Alternative title | Building descriptors for the permanent basic care education process | en_US |
Type | Article | en_US |
DOI | 10.1590/S1981-77462007000300006 | |
Abstract | Permanent education and basic care have
been part of the Brazilian health system from the beginning. These public policies were recently updated,
leading to an innovative knowledge construction
movement to support their implementation and consolidation. This study, which used a quantitative approach, attempted to single-out the main descriptors
that must guide the permanent basic care education
processes. The method originated at the University of
North Carolina and is carried out in two stages. The
data shown in this article concern the first stage,
which includes these phases: elaboration of a diagram
with all components to be assessed; analysis by a
group of specialists, indicating what must be preserved, removed or included; evaluation by judges,
based on the 1-to-5 Likert scale; verification of the
agreement among the judges. The diagram was decomposed in four dimensions, seeking to answer
these questions: for whom? audiences or target population; what? content modules and learning experiences; for what? competencies to be developed; and
how? approach to be prioritized. The results showed
the validity of the descriptors that were proposed and
evaluated, a material that may contribute to decisionmaking regarding permanent basic care education. | en_US |
Affilliation | Universidade do Vale do Itajaí. Itajaí, SC, Brasil / Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade do Vale do Itajaí. Itajaí, SC, Brasil / Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade do Vale do Itajaí. Itajaí, SC, Brasil / Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil. | en_US |
Subject | Basic health care | en_US |
Subject | Permanent education | en_US |
Subject | Descriptors | en_US |
DeCS | Atenção Primária à Saúde | en_US |
DeCS | Educação Continuada | en_US |
DeCS | Descritores | en_US |