Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/69621
Type
ArticleCopyright
Open access
Collections
- COC - Artigos de Periódicos [1192]
Metadata
Show full item record
O PÚBLICO POTENCIAL DO MUSEU DA VIDA FIOCRUZ: PRÁTICAS CULTURAIS E HÁBITOS DE LAZER NA SUA ZONA DE INFLUÊNCIA
Público potencial
Não visitantes
Museus de ciência
Divulgação científica
Alternative title
The potential public for the Museum of Life Fiocruz: cultural practices and leisure habits within its zone of influenceAuthor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este estudo teve como objetivo conhecer o público potencial do Museu da Vida Fiocruz, suas práticas culturais, hábitos de lazer e interesse em ciência e tecnologia. A metodologia empregada foi quantitativa e consistiu na análise de questionários autoaplicados em uma amostra estratificada, previamente definida e recrutada aleatoriamente na sua zona de influência. Os resultados revelaram que o público potencial do Museu da Vida Fiocruz aqui definido como aquele que está na sua zona de influência, mas nunca o visitou, possui majoritariamente um nível de escolaridade até o ensino médio, renda familiar de até três salários-mínimos e um interesse moderado em temas de ciência e tecnologia. Apresenta um baixo consumo cultural, sendo que os museus e bibliotecas não são valorizados como opção de lazer. Seus hábitos envolvem, em geral, atividades de lazer casual que não implicam custos adicionais ao seu orçamento, como atividades desenvolvidas no ambiente doméstico. A renovação da imagem do museu – de uma instituição educativa, hierarquizada e elitista para a de uma instituição com ofertas diversificadas, capaz de atender aos principais valores associados à busca do lazer – pode auxiliar no processo de atração dessas pessoas. Isso, entretanto, precisa estar aliado a uma política eficaz de divulgação e de comunicação com os públicos: visitantes e não visitantes
Abstract
The study aimed to know more about the potential public, its cultural practices, leisure habits, and interest in science and technology. The methodology was quantitative and consisted of analyzing questionnaires that were self-administered in a stratified sample, previously defined and randomly recruited in the museum’s zone of influence. The results revealed that the potential public of the Museum of Life Fiocruz, defined here as those who lived in its zone of influence but have never visited it, mostly have an educational level reaching high school, a family income of up to three times the minimum salary, and moderate interest in science and technology. They present low consumption of culture and do not value museums and libraries as leisure options. Their habits involve casual leisure activities that do not add costs to their budget, such as activities developed in the domestic environment. The renovation of the museum’s image – turning it from a hierarchical and elitist institution into one that presents diversified offers – can help in the process of attracting these people. This, however, needs to be allied with an effective policy for communication with the public: visitors and non-visitors.
Keywords in Portuguese
Estudos de públicoPúblico potencial
Não visitantes
Museus de ciência
Divulgação científica
Share