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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/69783
UMA REGIÃO IMPERMEÁVEL AO PROGRESSO: SECAS, FERROVIAS E RODOVIAS NO PIAUÍ (1910-1945)
Silva, Laila Pedrosa da | Date Issued:
2023
Author
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Esta tese tem como objetivo analisar a relação entre secas, obras públicas e a ideia de abandono e atraso do estado do Piauí entre os anos de 1910 e 1945. Busca-se evidenciar a construção de uma marginalidade para a região como forma de inseri-la nos debates nacionais de integração e modernização desenvolvidos pelo Estado brasileiro. O argumento do trabalho é que as secas foram elementos estruturantes e mediadores na relação do Piauí com o poder central, servindo de justificativa para a inserção do estado nos trechos de grandes obras públicas do período. Isso resultou na implantação de uma infraestrutura hídrica, por meio de açudes e poços; de comunicação, por meio de ferrovias e rodovias; e agrícola, por meio de colônias voltadas para a localização dos flagelados da seca. A partir do debate historiográfico sobre os sertões, a tese investiga a inserção do estado nas disputas políticas envolvendo as secas, bem como as políticas públicas resultantes desse flagelo. Entre as fontes utilizadas, destacam-se os relatórios governamentais e de presidentes; as publicações técnicas da Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas, como os relatórios dos trabalhos executados e os boletins informativos; os dados estatísticos das ferrovias e rodovias brasileiras; as cartografias; os jornais e as revistas
Abstract
This thesis aims to analyze the relationship between droughts, public works, and the ideas of abandonment and backwardness in the state of Piauí between the years 1910 and 1945. The objective is to highlight the construction of marginality for the region as a means of integrating it into the national debates of integration and modernization developed by the Brazilian state. The argument of the study is that droughts were foundational elements and mediators in Piauí's connection with the central authority, serving as justification for the state's involvement in major public works projects of the period. This resulted in the implementation of various types of infrastructure, including water reservoirs and wells for water supply, railways and highways for transportation, and agricultural initiatives such as colonies established to provide a location for drought victims. Drawing on the historiographical debate about the hinterlands, the thesis investigates the state's participation in political disputes concerning droughts, as well as the resulting public policies arising from this calamity. Key sources employed include government reports and presidential documents, technical publications from the Federal Inspectorate of Works against Droughts, such as reports on executed projects and informational bulletins, statistical data on Brazilian railways and highways, maps, newspapers, and magazines
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