Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/69786
UM AGREGADO DE CONHECIMENTOS ÚTEIS E INDISPENSÁVEIS: AS RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIAS E INSTRUÇÃO POPULAR NA COLEÇÃO BIBLIOTECA DO POVO E DAS ESCOLAS
Intelectuais mediadores
Brasil
Portugal
História do livro
Intellectual mediators
Brazil
Portugal
History of the Book
Alcântara, Josiane Silva de | Date Issued:
2023
Author
Advisor
Co-advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Esta tese analisa a coleção Biblioteca do Povo e das Escolas, projeto editorial publicado entre os anos de 1881 e 1913, pelo editor português David Augusto Corazzi. Essa coleção integrou um programa de impressos voltados à instrução popular, que circulou entre Brasil e Portugal por mais três décadas e acomodou 237 volumes em seu escopo que versavam sobre ciências, letras e artes. Esse projeto contou com a participação de uma extensa rede de intelectuais mediadores, de diferentes trajetórias e perfis institucionais, que objetivavam se alinhar aos projetos político-pedagógicos do período, em particular, aqueles que buscavam ampliar a escolarização dos grupos menos abastados e desejavam a modernização da sociedade e da cultura portuguesa. Essa coleção não era inaugural neste segmento, no entanto, os seus produtores deram a roupagem local, os contornos culturais específicos, em busca de uma mediação entre os anseios das instituições que representavam e o público-leitor-escolar-trabalhador que se formava em Brasil e Portugal. Por se tratar de uma coleção bibliográfica que transitou entre os circuitos luso-brasileiro, esta coleção circulou no Brasil, graças à atuação de uma filial da empresa portuguesa que promovia a distribuição dos seus fascículos em todo o território do império. No entanto, ela encontrou resistências locais, devido ao movimento de consolidação do mercado do livro nacional e a baixa representatividade do Brasil em seu escopo, o que resultou na reformulação das suas formas de apropriação e consumo. Nosso argumento é que esta coleção buscou consolidar uma ideia de ciência útil, que tinha como base a produção e circulação pública das ciências A tese conclui que a partir da definição de um público-leitor específico - oriundos dos grupos trabalhadores e escolares – e do trabalho de seleção e sistematização realizado por intelectuais mediadores, esse projeto editorial definiu uma jornada de aprendizagem interdisciplinar, que valorizava uma cultura científica enciclopédica com base nas noções de autodidatismo, utilidade e aplicabilidade
Abstract
This thesis analyzes the Biblioteca do Povo e das Escolas collection, an editorial project published between 1881 and 1913, by the Portuguese publisher David Augusto Corazzi. This collection was part of a printed program aimed at popular education, which circulated between Brazil and Portugal for another three decades and accommodated 237 volumes in its scope that dealt with sciences, letters and arts. This project had the participation of an extensive network of intellectual mediators, from different trajectories and institutional profiles, who aimed to align themselves with the political-pedagogical projects of the period, in particular, those who sought to expand the schooling of less well-off groups and desired modernization of Portuguese society and culture. This collection was not inaugural in this segment, however, its producers gave it a local guise, specific cultural contours, in search of a mediation between the desires of the institutions they represented and the public-reader-school-worker that was formed in Brazil and Portugal. As it is a bibliographic collection that circulated between the Portuguese-Brazilian circuits, this collection circulated in Brazil, thanks to the activities of a subsidiary of the Portuguese company that promoted the distribution of its issues throughout the territory of the empire. However, it encountered local resistance, due to the consolidation movement of the national book market and the low representation of Brazil in its scope, which resulted in the reformulation of its forms of appropriation and consumption Our argument is that this collection sought to consolidate an idea of useful science, which was based on the production and public circulation of science. The thesis concludes that based on the definition of a specific readership - coming from working and school groups - and the selection and systematization work carried out by intellectual mediators, this editorial project defined an interdisciplinary learning journey, which valued an encyclopedic scientific culture based on the notions of self-education, usefulness and applicability
Keywords in Portuguese
História da divulgação das ciênciasIntelectuais mediadores
Brasil
Portugal
História do livro
Keywords
History of science popularizationIntellectual mediators
Brazil
Portugal
History of the Book
Share