Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/69790
O UNIVERSO EM ESCRUTÍNIO: CIÊNCIA, TÉCNICA E MODERNIDADE EM J. -J. GRANDVILLE (1803-1847)
História da Ilustração
História da Imprensa
Imprensa Satírica
Saiol, José Roberto Silvestre | Date Issued:
2019
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
A dissertação investiga a produção artístico-filosófica do ilustrador romântico J.-J. Grandville (1803-1847), que se destacou como um dos artistas mais importantes da França no período da Monarquia de Julho, atuando tanto na imprensa satírica quanto no mercado de livros ilustrados que, à época, ganhava novo fôlego, dado o surgimento de novas técnicas de impressão que barateavam sua produção e sua comercialização, tornando o gênero cada vez mais popular e acessível. Interessa, sobretudo, analisar a presença de temas, motivos e debates provenientes do campo científico nas suas composições gráficas que denotam a pretensão de extrapolar os limites da representação puramente artística. Por meio delas, Grandville divulgava sua própria interpretação crítica da sociedade francesa de sua época, marcada pelas consequências políticas e sociais das ondas revolucionárias iniciadas em 1789, pelo avanço do processo de industrialização e pelo incremento da vida urbana. Para tanto, o trabalho investe na análise de um conjunto de fontes formado pelas principais obras do artista, por estudos críticos e biográficos acerca da sua produção e por fontes de caráter pessoal e profissional, recuperadas a partir das indicações presentes nas referências bibliográficas. O percurso do trabalho abarca o exame das implicações do processo de modernização sobre a trajetória e sobre as condições socioprofissionais de Grandville; a análise da forma como seu entendimento acerca da modernidade, e do lugar ocupado por ele nesse contexto, têm implicações significativas na sua produção, que constituía a forma por meio da qual ele se colocava no mundo; e, finalmente, o mapeamento de debates políticos, socioculturais e científicos que informam a elaboração de suas composições, de maneira a indicar as possíveis referências que compõem o repertório gráfico e intelectual do artista
Abstract
The dissertation investigates the artistic-philosophical production of the romantic illustrator J.-J. Grandville (1803-1847), who stood out as one of the most important artists of France in the period of the July Monarchy, working in both the satirical press and the picture book market, which at the time gained new momentum, given the emergence of new printing techniques that cheapened its production andits commercialization, making the genre more and more popular and accessible. It is of particular interest to analyze the presence of themes, motives, and debates from the scientific field in hisgraphic compositions that denote the claim to extrapolate the limits of purely artistic representation. Through them, Grandville published his own critical interpretation of French society of his time, marked by the political and social consequences of the revolutionary waves that begun in 1789, by the advance of the industrialization process and by the increase of urban life. Therefore, the work invests in the analysis of a set of sources formed by the artist's main works, by critical and biographical studies about his production and by sources of personal and professional character, recovered from the indications present in the bibliographical references. The course of the work includes the examination of the implications of the process of modernization on the trajectory and on the socio-professional conditions ofGrandville; the analysis of how his understanding of modernity, and of the place that he occupied in that context, have significant implications for its production, which constituted the way he chose to place himself in the world; and, finally, the mapping of political, socio-cultural and scientific debates that inform the elaboration of hiscompositions, in order to indicate the possible references that comprise the artist's graphics and intellectual repertoire
Keywords in Portuguese
J.-J. Grandville (1803-1847)História da Ilustração
História da Imprensa
Imprensa Satírica
Share