Advisor | Figueiredo, Isabel Campos Mustafa | |
Author | Rebouças, Zirlene dos Santos Matos | |
Access date | 2025-04-23T18:45:18Z | |
Available date | 2025-04-23T18:45:18Z | |
Document date | 2023 | |
Citation | REBOUÇAS, Zirlene dos Santos Matos. Experiência de educação permanente em saúde mental no contexto da pandemia de Covid 19. 2023. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Fundação Estatal Saúde da Família. Instituto Gonçalo Moniz, Fundação Oswaldo Cruz, Salvador, 2023. | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/69809 | |
Abstract in Portuguese | Trata-se de um relato de experiência da atividade de educação permanente da profissional de psicologia, ocorrido no ano de 2021, durante o primeiro ano de residência multiprofissional em saúde da família atuando no município de Camaçari (BA). O objetivo deste relato é descrever como foi desenvolvida a educação permanente em saúde mental com as equipes de saúde da família de uma USF do município de Camaçari, no contexto da pandemia de COVID 19.A Atenção Primária à Saúde (APS) é a principal porta de entrada dos usuários no Sistema Único de Saúde (SUS), considerada também a coordenadora do cuidado e ordenadora das ações e serviços disponibilizados na Rede de Atenção à Saúde (RAS). Suas equipes são compostas por médicas (os), enfermeiras (os), auxiliares e/ou técnicas (os) de enfermagem e agentes comunitários de saúde (ACS),além de cirurgiões dentistas e auxiliares de saúde bucal (ASB), podendo contar com os profissionais de outras categorias através do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf-AB). Este núcleo deve atuar de forma a complementar a equipe de saúde da família (eqSF), oferecendo suporte aos profissionais a partir do compartilhamento de saberes e práticas específicas de determinada área do saber. Este compartilhamento se dá através da metodologia de trabalho definida como apoio matricial ou matriciamento, atribuição técnico-pedagógica do NASF. A educação permanente está entre as ações de matriciamento que podem ser realizadas e foi a metodologia utilizada pela experiência relatada neste estudo, no qual foi percebido maior anseio pelos profissionais em aproximar-se da temática, mais segurança para a assistência em saúde mental, redução nas solicitações de atendimento individuais para a psicóloga e melhor compreensão sobre as demais estratégias para qualidade da assistência aos usuários da APS Desse modo, a educação permanente demonstra-se de grande relevância para a transformação da assistência em saúde e qualificação do cuidado em saúde mental na atenção primária à saúde | en_US |
Language | por | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Educação permanente | en_US |
Subject in Portuguese | Saúde mental | en_US |
Subject in Portuguese | Atenção Primária à saúde | en_US |
Subject in Portuguese | NASF | en_US |
Subject in Portuguese | Covid 19 | en_US |
Title | Experiência de educação permanente em saúde mental no contexto da pandemia de Covid 19 | en_US |
Type | TCC | en_US |
Defense date | 2023 | |
Defense Institution | Instituto Gonçalo Moniz | en_US |
Place of Defense | Salvador | en_US |
Program | Programa de Pós-Graduação em Residência Integrada Multiprofissional em Saúde da Família | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Gonçalo Moniz. Salvador, BA, Brasil. | en_US |
DeCS | Educação permanente | en_US |
DeCS | Saúde mental | en_US |
DeCS | Atenção primária à saúde | en_US |
DeCS | NASF | en_US |
DeCS | COVID 19 | en_US |