Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/69809
EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE MENTAL NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID 19
Rebouças, Zirlene dos Santos Matos | Date Issued:
2023
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Gonçalo Moniz. Salvador, BA, Brasil.
Abstract in Portuguese
Trata-se de um relato de experiência da atividade de educação permanente da profissional de psicologia, ocorrido no ano de 2021, durante o primeiro ano de residência multiprofissional em saúde da família atuando no município de Camaçari (BA). O objetivo deste relato é descrever como foi desenvolvida a educação permanente em saúde mental com as equipes de saúde da família de uma USF do município de Camaçari, no contexto da pandemia de COVID 19.A Atenção Primária à Saúde (APS) é a principal porta de entrada dos usuários no Sistema Único de Saúde (SUS), considerada também a coordenadora do cuidado e ordenadora das ações e serviços disponibilizados na Rede de Atenção à Saúde (RAS). Suas equipes são compostas por médicas (os), enfermeiras (os), auxiliares e/ou técnicas (os) de enfermagem e agentes comunitários de saúde (ACS),além de cirurgiões dentistas e auxiliares de saúde bucal (ASB), podendo contar com os profissionais de outras categorias através do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf-AB). Este núcleo deve atuar de forma a complementar a equipe de saúde da família (eqSF), oferecendo suporte aos profissionais a partir do compartilhamento de saberes e práticas específicas de determinada área do saber. Este compartilhamento se dá através da metodologia de trabalho definida como apoio matricial ou matriciamento, atribuição técnico-pedagógica do NASF. A educação permanente está entre as ações de matriciamento que podem ser realizadas e foi a metodologia utilizada pela experiência relatada neste estudo, no qual foi percebido maior anseio pelos profissionais em aproximar-se da temática, mais segurança para a assistência em saúde mental, redução nas solicitações de atendimento individuais para a psicóloga e melhor compreensão sobre as demais estratégias para qualidade da assistência aos usuários da APS Desse modo, a educação permanente demonstra-se de grande relevância para a transformação da assistência em saúde e qualificação do cuidado em saúde mental na atenção primária à saúde
Share