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EPIDEMIA DE FITNESS
Comportamentos Saudáveis
Viés (Epidemiologia)
Beleza
Academias de Ginástica
Alternative title
Epidemic of fitnessAuthor
Affilliation
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Núcleo de Estudo Sociocorporais e Pedagógico em Educação Física. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Departamento de Genética. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Instituto de Educação Física e Desportos. Laboratório de Atividade Física e Promoção da Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. / Universidade Gama Filho. Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Educação Física. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Departamento de Genética. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Instituto de Educação Física e Desportos. Laboratório de Atividade Física e Promoção da Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. / Universidade Gama Filho. Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Educação Física. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Abstract in Portuguese
Este artigo tem como objetivo refletir sobre uma condição naturalizada e disseminada principalmente pelo campo da nova promoção à saúde e reforçada nos espaços de atuação da educação física, a que se denominou epidemia de fitness. O termo refere-se a hábitos e comportamentos obsessivos com a saúde, beleza e vitalidade, tornando-se alvo de exercício de controle por parte de especialistas. Para discuti-la realizou-se um estudo de caso em que foram submetidos à análise semiótica, por meio do método de leitura isotópica, 59 materiais de divulgação, impressos, coletados na Expo Wellness Rio 2009, uma feira de negócios inserida no Congresso Wellness Rio 2009. As categorias isotópicas que emergiram a partir da análise são as seguintes: saúde/beleza e tecnologia, saúde/beleza e especialidade e saúde/beleza e longevidade. Elas apontam para a potencialização da vitalidade humana como mola propulsora das estratégias discursivas, assim como valor recorrente que embasa ações voltadas para a melhoria das condições de saúde, imbricadas à ideia de longevidade e beleza.
Abstract
The objective of this paper is to analyze a condition we call a fitness epidemic, which is naturalized and disseminated mainly in the field of new health promotion and reinforced in the spaces of physical education activities. The condition refers to obsessive habits and behaviors in relation to health, beauty and vitality, and has become subjected to expert control. The discussion is based on a case study of 59 pieces of promotional material collected at an event titled Expo Wellness Rio 2009; these materials were subjected to semiotic analysis using methodological procedures based on isotopic analysis. The isotopic categories that emerged from the analysis are health/beauty and technology, health/beauty and somatic expertise, and health/beauty and longevity. They point to the enhancement of human vitality as the motivating force in discursive strategies as well as a recurrent value underlying interventions concerned with improved health conditions, intertwined with ideas of longevity and beauty.
DeCS
Educação Física e TreinamentoComportamentos Saudáveis
Viés (Epidemiologia)
Beleza
Academias de Ginástica
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