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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/69843
EDUCAÇÃO PERMANENTE COMO ESTRATÉGIA PARA ALCANCE DE INDICADORES DE DESEMPENHO DO PROGRAMA PREVINE BRASIL: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Souza, Rafaela dos Santos de | Date Issued:
2023
Author
Advisor
Co-advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Gonçalo Moniz. Salvador, BA, Brasil.
Abstract in Portuguese
A Educação Permanente em Saúde (EPS) é um método político-pedagógico que objetiva ofertar aos trabalhadores um processo de ensino-aprendizagem mediante ao cenário de trabalho. Este trabalho trata-se de um relato de experiência de abordagem qualitativa elaborado a partir da vivência de uma sanitarista no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da FESF-SUS/Fiocruz, cujo objetivo é apresentar a Educação Permanente como uma estratégia para reorganização no processo de trabalho das equipes de saúde da Atenção Básica, com vista no alcance das metas de dois Indicadores de desempenho do Programa Previne Brasil. A experiência ocorreu em um município da Região de Saúde de Alagoinhas/Ba, coordenada pela equipe de Apoio Institucional da Diretoria de Atenção Básica e do Núcleo Regional de Saúde da Macrorregião Nordeste da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia. A ação foi realizada com base na metodologia Paideia, também conhecida por método da Roda, desenvolvida por Gastão Wagner de Sousa Campos e colaboradores, como método de cogestão, utilizada pelo Apoio Institucional para gerenciar a relação de gestores e trabalhadores. Participaram da ação os gestores municipais de saúde e profissionais das equipes de Saúde da Família (tec. de enfermagem, enfermeiro e médico). Foram discutidos temas como a organização dos processos de trabalhos, dificuldades e potencialidades, ao final da ação, cada equipe, realizou a construção do plano de ação voltado para os indicadores, baseada na realidade do seu território, os quais seriam monitoradas e avaliadas ao final do trimestre. Participar dessa ação, foi enriquecedor, possibilitando desenvolver e qualificar ferramentas que são utilizadas no apoio, como por exemplo, observação, facilitação, mediação de conflitos e articulações
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