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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/69854
ENTRE O CONSULTÓRIO E O CONFESSIONÁRIO: AS LEITURAS DA EDUCAÇÃO SEXUAL SEGUNDO A PSICANÁLISE E O CATOLICISMO (DÉCADA DE 1950)
Carvalho, Carolina da Costa de | Date Issued:
2019
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
A dissertação trata da educação sexual na década de 1950, com o objetivo de compreender as disputas e ambiguidades entre psicanálise e catolicismo na divulgação de seus respectivos modelos de educação sexual para leigos. A hipótese que orienta o trabalho éa de que o debate entre psicanalistas e católicos em torno da educação sexual é um exemplo das complexidades que caracterizam as relações entre ciência e religião. Embora disputassem diretamente por autoridade na cura das almas , psicanalistas e católicos compartilhavam da mesma estratégia de popularização da educação sexual para os leigos: a divulgação literária na imprensa, com especial destaque para as seções de correspondência com os leitores publicadas nas revistas ilustradas Seleções Sexuais e Ciência & Sexualidade e nos impressos católicos Lar Católico e Família Cristã. Tais seções atuavam como consultório ou confessionário em revista e possibilitaram identificar não apenas os personagens que desempenhavam o papel de intelectuais mediadores, isto é, produtores e divulgadores de conhecimento para um público não especializado, bem como as audiências para quem tais mediadores se endereçavam e os assuntos abordados pela educação sexual. A leitura se destacava entre os conselhos dados enquanto uma terapêutica eficaz na prevenção e correção de comportamentos sexuais desviantes, para os psicanalistas, e na preparação para o casamento, para os católicos. Ainda que idealizasse um público leitor ideal, a indicação de livros sobre educação sexual tinha como principal critério as especificidades dos casos relatados pelos leigos em suas correspondências, o que permitiu acessar os sentidos práticos atribuídos à leitura e as interseções mútuas entre as propostas da psicanálise e do catolicismo
Abstract
The present thesis deals with sexual education in the 50’s, with the purpose of understanding competitions and ambiguities between Psychoanalysis and Catholicism upon the dissemination of their respective models of sexual education for laypeople. The present work is oriented by the hypothesis that the debate between psychoanalysts and Catholics about sexual education is an example of the complexities that portray the relations between Science and Religion. Although directly competing over authority in the “cure of souls”, psychoanalysts and Catholics shared the same strategy in popularization of sexual education for laypeople: literary dissemination on press, with special emphasis in readers mail sections featured in Seleções Sexuais and Ciência & Sexualidade illustrated magazines, and in Lar Católico and Família Cristã printed matters. Such sections acted as a doctor’s office or confessional in magazines and allowed to identify not only the characters playing the role of intelectual mediators, that is, producers and promoters of knowledge for a non-specialized public, as well as the audiences to whom such mediators addressed to and the subjects approached by sexual education. Such reading material standed out among pieces of advice given as effective therapeutics in prevention and correction of deviant sexual behaviors, for psychoanalysts, and in preparation for marriage, for Catholics. Although conceiving an ideal reading public, the main criterion of recommendation of books about sexual orientation was the particularities of cases related by laypeople in their letters, which allowed accessing the practical meanings assigned to the reading material and mutual intersections between Psychoanalysis and Catholicism propositions
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