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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/69939
“ASTRONOMIA É SÓ PARA CRIANÇA GRANDE?”: ANÁLISE DE AÇÕES EDUCATIVAS EM CENTROS E MUSEUS DE CIÊNCIAS PARA OS PÚBLICOS DA PRIMEIRA INFÂNCIA
Crianças Pequenas
Educação Museal
Centros e Museus de Ciências
Astronomia
Young Children
Museum Education
Science Centers and Museums
Astronomy
Pré-Escolar
Educação
Museus
Exposições Científicas
Astronomia
Santos, Ana Carolina de Jesus dos | Date Issued:
2023
Advisor
Co-advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Os centros e museus de ciências apresentam-se como espaços importantes para a formação cidadã, a promoção da cultura científica e para o desenvolvimento de práticas educativas com os visitantes. Pesquisas na área da Educação e da Divulgação Científica apontam para a capacidade das crianças em lidarem com temas de ciências, utilizando habilidades fundamentais da infância: a curiosidade e a imaginação. Os museus também oferecem experiências estéticas e culturais importantes para o seu desenvolvimento. No entanto, alguns desafios se apresentam aos museus para esse acolhimento e participação que se intensificam ao olharmos para as crianças pequenas, de zero a seis anos, uma vez que são acrescentadas novas camadas de complexidade ao cotidiano das instituições, exigindo diferentes formas de se pensar o tempo, os espaços e as práticas. Diante do exposto, consideramos relevante investigar a elaboração de ações educativas, direcionadas a esses visitantes, sobre a temática da Astronomia, em centros e museus de ciências, tendo em vista as concepções teóricas que orientam esses processos e as escolhas institucionais por elas evidenciadas O estudo de abordagem qualitativa foi desenvolvido em quatro etapas: 1) Levantamento bibliográfico sobre crianças pequenas e museus, identificando as problemáticas estudadas e as instituições que foram campos das pesquisa; 2) pesquisa exploratória e descritiva no Guia de Centros e Museus de Ciências da América Latina e do Caribe de 2015, identificando as instituições que mencionam desenvolver atividades para crianças pequenas; 3) entrevistas semiestruturadas para aprofundamento com dois profissionais, envolvidos diretamente na elaboração e desenvolvimento das ações, das três instituições que foram identificadas e selecionadas nas etapas anteriores (1 e 2): Planetário de Vitória, Museu Ciência e Vida e Observatório Didática de Astronomia “Lionel José Andriatto”; 4) Os dados produzidos foram analisados por meio da análise de conteúdo temática (Bardin 1977), tendo como referência também as concepções de experiência, autonomia e curiosidade, presentes respectivamente nas obras de Vigotski (2014) e Paulo Freire (1983, 1985, 2011, 2020). Os dados produzidos pelo nosso estudo indicam que, embora venha se estabelecendo como foco de interesse nos últimos anos, ainda são raras as iniciativas para determinada audiência, seja no âmbito das produções acadêmicas ou no cotidiano dos museus. Tal fato se intensifica ao olharmos para aqueles que se dedicam à temática da Astronomia. os profissionais dos museus investigados movimentam esforços para promover o acolhimento desses visitantes, por meio de ações que dialoguem com o universo das crianças pequenas. No universo do nosso estudo foram identificadas 21 ações educativas destinadas a esses visitantes. A curiosidade foi um aspecto constantemente lembrado pelos entrevistados, sugerindo que ela tem orientado suas práticas com crianças pequenas Destacou-se, também, a intenção de promover experiências diversas, que possam contribuir com a produção de novos saberes e sentidos sobre o mundo. Entretanto, diferentes desafios emergem dessa prática, sejam eles relacionados aos conteúdos da Astronomia, a infraestrutura das instituições ou à formação prévia e continuada dos educadores que carece de maior entendimento sobre as particularidades infantis. Assim, o presente estudo, compreendido como um estudo de concepção, pretende contribuir com o campo da Educação Museal, com considerações e reflexões acerca das crianças pequenas nos museus e centros de ciências.
Abstract
Museums and Science Centers present themselves as important spaces for citizen education, the promotion of scientific culture, and the development of educational practices with visitors. Research in the fields of Education and Scientific Outreach indicates the ability of children to engage with scientific themes using fundamental childhood skills: curiosity and imagination. Museums also offer aesthetic and cultural experiences crucial to their development. However, challenges arise for museums in welcoming and engaging visitors, particularly when focusing on young children aged zero to six. This adds new layers of complexity to the daily operations of institutions, requiring different approaches to thinking about time, space, and practices. Given the above, we consider it relevant to investigate the development of educational activities focused on young visitors, specifically on the theme of Astronomy, in science centers and museums. This investigation takes into account the theoretical concepts guiding these processes and the institutional choices they reveal The qualitative study unfolds in four stages: 1) Bibliographic review on young children and museums, identifying the issues studied and the institutions that were the subjects of research; 2) Exploratory and descriptive research in the 2015 Guide to Science Centers and Museums in Latin America and the Caribbean, identifying institutions mentioning activities for young children; 3) Semi-structured interviews for in-depth exploration with two professionals directly involved in the development of actions from three identified and selected institutions: Planetarium of Vitória, Science and Life Museum, and Astronomy Didactics Observatory "Lionel José Andriatto"; 4) The produced data were analyzed using thematic content analysis (Bardin 1977), referencing the concepts of experience, autonomy, and curiosity found in the works of Vygotsky (2014) and Paulo Freire (1983, 1985, 2011, 2020). Our study's findings indicate that, despite growing interest in recent years, initiatives for this specific audience are still scarce, both in academic productions and in the daily operations of museums, especially when it comes to the theme of Astronomy. Museum professionals investigated are making efforts to welcome these visitors through actions that resonate with the world of Young children. In our study, 21 educational actions for these visitors were identified. Curiosity was consistently emphasized by the interviewees, suggesting that it guides their practices with Young children. Additionally, there was a notable intention to provide diverse experiences contributing to the production of new knowledge and meanings about the world However, various challenges emerge from this practice, whether related to Astronomy content, institutional infrastructure, or the initial and ongoing training of educators lacking a deeper understanding of children's specificities. Thus, this study, seen as a conceptual exploration, aims to contribute to the field of Museum Education with considerations and reflections on young children in museums and science centers.
Keywords in Portuguese
Divulgação CientíficaCrianças Pequenas
Educação Museal
Centros e Museus de Ciências
Astronomia
Keywords
Science CommunicationYoung Children
Museum Education
Science Centers and Museums
Astronomy
DeCS
Comunicação e Divulgação CientíficaPré-Escolar
Educação
Museus
Exposições Científicas
Astronomia
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