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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/69985
O CAMINHO DA CIÊNCIA: A REPRESENTAÇÃO DO CIENTISTA E DA CIÊNCIA NO ANIME DR. STONE
Representação Social
Estereotipagem
Pesquisadores
Ciência
Desenho
Carvalho, João Vitor Soares Leite Lanzarini de | Date Issued:
2023
Advisor
Co-advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este estudo explora a representação do cientista e da ciência no anime Dr. Stone. Com abordagem qualitativa e exploratória, a pesquisa utiliza o método de análise de conteúdo de Laurence Bardin, baseando-se nos conceitos de cultura e representação de Stuart Hall. Também consideramos estereótipos de cientistas na literatura ocidental, desenhos animados e imagens de ciência frequentemente veiculadas pela mídia de entretenimento. Utilizamos o software MAXQDA para conduzir a análise de conteúdo. Selecionamos 16 episódios das primeira e segunda temporadas do anime, focando os que continham maior uso da palavra "ciência". Criamos duas categorias principais para codificar trechos significativos, incluindo texto e vídeo. A categoria "CIENTISTA" obteve 777 segmentos codificados, enquanto a categoria "CIÊNCIA" teve 774 segmentos. Ao longo de nossa análise, identificamos uma representação multifacetada do cientista em Dr. Stone, prevalecendo a imagem de cientista genial, heroico e racional; entusiasmado e persistente na busca pelo conhecimento científico, guiando suas ações visando o bem comum. Apesar de suas habilidades notáveis, o cientista também apresenta falhas humanas, emoções e vulnerabilidades que o torna mais humanizado. A partir dos resultados, estabelecemos relações entre as representações no anime e os estereótipos do cientista na mídia e literatura. Concluímos que o cientista de Dr. Stone, por sua complexidade e forma contraditória, não naturaliza uma figura exageradamente estereotipada de cientista. Por sua vez, a representação de ciência no anime apresentou aspectos como o grande poder da ciência, a importância do trabalho em grupo, a beleza e utilidade da ciência em fornecer respostas e soluções e o avanço contínuo do conhecimento Dr. Stone destaca a importância do método científico, da ética, do conhecimento acumulado e dos desafios enfrentados pelo cientista na busca pelo progresso do conhecimento. A análise também pode refletir as limitações inerentes ao processo de investigação. Através da pesquisa, pudemos explorar como o anime se aproxima ou se distancia de uma imagem positivista da ciência e refletir sobre seu potencial como estratégia de divulgação científica. Dr. Stone apresenta ciência empolgante, incentivando o interesse pelo conhecimento científico e ilustrando sua aplicação prática. Porém, simplifica complexidades e minimiza contingências históricas e culturais. Considerando contribuições da filosofia e sociologia da ciência, identificamos contrapontos na representação simplista do progresso científico no anime. É possível veicular Dr. Stone a fim de explorar desafios epistemológicos e abordar o conhecimento científico de forma crítica e reflexiva. Pontos positivos para o anime como material de divulgação científica incluem promoção da cooperação e trabalho em equipe e explicações científicas detalhadas. Pontos negativos envolvem falta de complexidade ética de processos científicos e idealização da ciência. É importante ponderar essas perspectivas ao analisar a representação do cientista e da ciência em Dr. Stone, enriquecendo nossa compreensão do tema e refletindo sobre os limites dessa visão idealizada.
Abstract
This study investigates the representation of scientists and science in the anime Dr.Stone. Employing a qualitative and exploratory approach, the research utilizes Laurence Bardin's content analysis method, based on Stuart Hall's concepts of culture and representation. We also consider stereotypes of scientists in Western literature, cartoons, and images of science frequently conveyed by entertainment media. We use the MAXQDA software to conduct the content analysis. We selected 16 episodes from the first and second seasons of the anime, focusing on those with the most frequent use of the word "science". We created two main categories to code significant excerpts, including text and video. The "SCIENTIST" category obtained 777 coded segments, while the "SCIENCE" category had 774 segments. Throughout our analysis, we identified a multifaceted representation of the scientist in Dr. Stone, prevailing as a brilliant, heroic, and rational image; enthusiastic and persistent in the pursuit of scientific knowledge, guiding actions towards the common good. Despite their remarkable abilities, scientists also exhibit human flaws, emotions, and vulnerabilities that make them more humanized. From the results, we establish connections between the representations in the anime and scientist stereotypes in media and literature. We conclude that Dr. Stone's scientist, due to its complexity and contradictions, is not as stereotyped as seen before in literature. In turn, the representation of science in the anime presented aspects like science's immense power, the importance of teamwork, beauty and usefulness of science in providing answers and solutions, and continuous advancement of knowledge. Dr. Stone emphasizes scientific method importance, ethics, accumulated knowledge, and challenges faced by scientists in their pursuit of knowledge progress The analysis also reflects inherent limitations to the research process. Through this study, we explored how the anime approaches or distances itself from a positivist image of science and pondered its potential as a science communication strategy. Dr. Stone presents exciting science, encouraging interest in scientific knowledge and illustrates its practical application. However, it simplifies complexities and minimizes historical and cultural contingencies. Considering contributions from philosophy and sociology of science, we identified counterpoints to the simplistic representation of scientific progress in the anime. It is possible to use Dr. Stone to explore epistemological challenges and address scientific knowledge critically and reflectively. Positive points for the anime as a science communication material include promoting cooperation and teamwork and providing detailed scientific explanations. Negative points involve a lack of ethical complexity in scientific processes and an idealization of science. It is crucial to weigh these perspectives when examining the portrayal of scientists and science in Dr. Stone, enriching our understanding of the topic and reflecting on the limits of this idealized view.
DeCS
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